Projeto " Água e sua importância para Vida "
Projeto " Água e sua importância para Vida "
1- Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que
se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve
inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de
água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma
grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam
ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e
assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua
proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e
as causas reais dos problemas que
enfrentamos com a poluição e a falta de água, onde eles possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode causar na natureza, e a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos.
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode causar na natureza, e a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos.
4 – Problematização: através das experiências já
vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é
de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e
atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a
escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e
conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática
do dia-a-dia, no meio social.EXPERIMENTO: Confeccionar um filtro utilizando garrafa pet espera-se que os alunos observe a mudança da água limpa própria para o consumo.
5- Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças
estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a
vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu
meio social todos esses aprendizados.
Certezas e dúvidas:
Em parceria com a professora Sheila Santos da escola Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochmis, aplicamos o projeto água relativo a semana do meio ambiente . Como São alunos do primeiro ano do ensino fundamental , ela decidiu o tema a ser aplicado, confesso que fiquei meio assustada no princípio, trabalhar em sala de aula é uma coisa, nos “ bastidores” é outra , comecei então a escrever o projeto que seria posto em prática pela colega, primeiramente , eles não entenderam muito bem a proposta, ficaram com muitas dúvidas, porém decimos seguir enfrente.
Após assistirem
o filme da turma da monica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo
fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0
, https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),
em dias alternados foram exibidos os
filmes , através deles foi mais fácil
transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando
para os alunos um a um o que sabiam
sobre o uso consciente da água.
Alguns foram direto ao ponto, outros tiveram que pensar para falar, mas todos sabiam que a água é de extrema importância para que haja vida no planeta e consequentemente para todos os seres vivos.
Alguns foram direto ao ponto, outros tiveram que pensar para falar, mas todos sabiam que a água é de extrema importância para que haja vida no planeta e consequentemente para todos os seres vivos.
Roselane Lannes Rosa
Meta 2
As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. grupo 2, para destacar
As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. grupo 2, para destacar
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
Respostas/
certezas:
- As pessoas morreriam de sede .
- Iriamos morrer de fome e sede.
- tudo que tem vida deixariam de existir.
Dúvidas:
- porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz efeijão
? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das
chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
Quando os alunos foram desafiados por eles mesmos a certos questionamentos , começaram também a nos questionar , levantando algumas questões e nós professoras instigávamos cada vez mais a pensarem sobre o assunto, então surgiram as dúvidas temporárias e as certezas
provisórias. Quanto às certezas, foi levantada a seguinte
questão:
- As pessoas realmente passam mal sem água, a ponto de
morrer?
-Quem já ficou sem água e com muita cede não morreu porque?
- A água é um alimento?
-porque tiram sal da água e açúcar não , se existe água doce e água salgada?
Sendo assim, o grupo viu a necessidade de pesquisar sobre essas questões, e saber por quanto tempo as pessoas resistiriam sem água. Portanto, a certeza de que se ficarmos sem água morreremos, tornou- se uma certeza provisória .
Quanto à dúvida as surgidas se poderemos substituir a água por frutas, leite ou sucos foram descartadas, pois os grupos responderam essas incertezas com base em suas pesquisas ,e descobriram que
as frutas precisam de água para crescerem, que a vaca nos da o leite, mas sem água morreria, e que os sucos vem das frutas, e as frutsa contém água, mas não
substitui a água no nosso organismo, necessitando também de água para viver e produzir, assim como nós seres
humanos. Quanto à pergunta - Se parar de chover não terá mais água no planeta? Essa questão tornou-se uma dúvida temporária , pois, alguns disseram que se
tomarmos a água da chuva podemos viver, porém outros disseram que se acabar a
água é porque a chuva também acabou, abordaram ainda a questão da água de
coco, da água vendida em garrafas e descartaram qualquer possibilidade de vivermos sem água, porque precisamos da água não só para beber, mas para tomar banho, fazer comida, criar os animais e produzir frutas e verduras etc.
Chegamos então a conclusão de que sem chuva, não teremos o coqueiro que nos dará o coco, por tanto não teremos água de coco, nem tampouco teremos água engarrafada pois de onde tiraríamos água para engarrafar, não teremos vida no planeta Terra.
Plano de ação
Projeto " Á Importância da água "
Instituição
de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochmis
Período de realização: junho/2017
|
Professora
: Scheila Pires Santos Coordenador acadêmica da UFRGS : Prof. Roselane
Lannes Rosa
|
Temática: Artes Público alvo: 1º ano Temas
transversais: Pluralidade Cultural
Data
|
Temas / Conteúdos
|
Objetivos
|
Metodologia
|
Recursos
|
Avaliação da atividade
|
05/06
à
30/06
|
*ciencias/ meioambiente
*Artes Visuais |
* Promover o desenvolvimento da
percepção visual;
* Valorizar o senso artístico e a
criatividade;
* Explorar diversos materiais,
desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação;
|
*pesquisa em sala de aula sobre o tema, uso de materiais levados pelas
crianças.
*conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso
organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história
associada ao tema;
* assistir filme “A água é um mundo
fantástico.”
*roda de conversa sobre o filme, o que
aprenderam, quais ações devem ser tomada para preservar o meio ambiente.
* Fazer desenhos livres sobre o
assunto
* Criar a partir de dobraduras.
* Fazer um desenho grande em cartaz e
preencher com diversas tampinhas.
* Utilizar materiais diversos para
desenvolver a criatividade.
|
* Folhas
* Palito de picolé
* Lápis de cor
* Tinta
* Pincéis
* Cartolina
* Tampinhas
|
*Avaliação: deverá ser feita de forma contínua,
com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das
atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a
participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como
avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva. * Observar o desenvolvimento das
atividades e as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas.
|
Quadro Referencial sobre o Plano de Ação:
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
Meta 1 - Questões de Pesquisa
|
Apresentar para os alunos do primeiro ano o tema de uma pesquisa, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem, e levantar suas
curiosidades em relação a esse tema, explicando-lhes que o tema escolhido faz parte do trabalho
realizado pela escola , em alusão a semana do meio ambiente.
|
Dia 01/06 a 05/06
|
Desenvolvimento do projeto:
Inciamos com uma conversação
sobre o assunto “àgua, questionando se ela faltasse o que aconteceria”, pois
bem a curiosidade dos alunos, foram
muitas , surgiram vários assuntos, f lembraram momentos vividos, reportagens
vistas . A curiosidades dos alunos era
saber se faltar água , acabará a vida na terra? professores e alunos, começaram as pesquisas, já que a
turma é de primeiro ano, a ajuda dos docentes foi primordial. Algumas
curiosidades foram surgindo
“se parar de chover faltará água?”
“ O lixo acumulado nas encostas dos rios, poderá nos deixar sem água
para beber? Porque?”
"Por que a água do mar é salgada? E não podemos utilizar?"
|
-fizemos uma roda de conversa, onde cada aluno, falou o que sabia
sobre o assunto, suas duvidas suas certezas, e cada um colocou sua maior “curiosidade”, essa rodinha foi feita para pudéssemos
ficar de frente um para o outro e assim iniciarmos o debate.
-Foram questionadas as atitudes do ser humano em relação ao meio
ambiente e a poluição causada por ele.
-Fizemos um debate dialogando sobre o tema proposto.
|
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
|
Foi preciso que elaborássemos, um inventário de um Inventário de Conhecimentos, contendo,
perguntas com as dúvidas dos alunos,
suas certezas diante do a ssunto, as atividades, e as pesquisa a serem
realizadas.
|
05/06 à 12/06
|
-Não podíamos esquecer de levar em consideração a a
faixa etária da turma, sem esquecer que tratava de uma turma de primeiro ano,
iniciamos com a seguinte reflexão, qual a
importância da água?
As respostas foram :é importante para beber água, para limpeza, para o
banho, para cozinhar, para os animais e as plantas. -*Trouxeram para a sala
de aula, reportagens de jornais, revistas todo material que puderam recolher,
e que falava sobre a água.
* uma das questões muito debatidas foi o porque das enchentes que
aconteceram em alguns bairros, em algumas cidades .
.
*A importância da água, em
vários segmentos da sociedade não só para a sobrevivência do ser humano, mas para as escolas, as hidrelétricas,
o bom andamento das casas, do
comercio, das fábricas, da agricultura
e pecuária.
.
Nesse período recebemos a visita da visita da Corsan em nossa escola, essa
visita já havia sido agendada por eles
a algum tempo e veio de encontro ao
nosso trabalho, foi muito
significativo, juntos construímos conhecimentos e em conjunto, dialogamos sobre diversas questões,
questionamos, sobre a água potável, fornecida pela
companhia, ouvimos os argumentos e
assim e assim fomos construindo nossas dúvidas e certezas.
|
-Pesquisamos sobre o tema
em jornais e revistas.
-Fizemos cartazes para sala de
aula usando recortes de jornal, de livros e revistas.
- Fizemos desenho livre sobre o que cada um pensava sobre o assunto
abordado.
-assistimos filmes
. -Construímos algumas dúvidas e certezas referente ao assunto, e de acordo com o que
foi trabalhado.
- Por que precisamos tomar água ? Qual sua importância para
nosso organismo?
- Se parar de chover faltará água?
-Por que a água do mar é salgada?
-Como é feito para a água ficar limpa para beber?
-por que não podemos beber a água do mar?
-Sem água a vida no planeta vai continuar a existir?
-Por que falta água na nossa casa , mesmo quando chove?
*Certezas
-Não podemos viver sem água, a água é importante para que haja vida na
terra.
-A água do mar não pode ser bebida, porque o excesso de cloreto de
sódio, que faz mal para nosso organismo causando desidratação nas celulas.
-Para limpar a água podemos filtra-la ou ferve-la, ou ainda usar um monte de produtos.
-A falta água em nossas casas ocorre porque as pessoas desperdiçam
muita água, é preciso o uso consciente .
|
Meta 3 – Mapa Conceitual
|
Construímos, com os alunos o Mapa Conceitual do projeto, falando da importância
da água, nosso tema trabalhado, ensinando –os a relacionar as aprendizagens.
|
12/06 à 19/06
|
-Realizar o mapa conceitual através de um desenhos, composto por palavras chaves,
juntamente com os alunos , foi uma tarefa interessante e inovadora para nós,
pois não esperávamos a participação do grupo de alunos de uma forma tão ativa .
|
-Explicamos o que é um mapa conceitual
e para que serve .
-Usamos as palavras chaves, e os desenhos feito pelos os alunos para que
entendessem.
-Olhamos os vídeos(indicados pela escola) sobre a água em sala de aula,.
- pesquisamos na sala de informática aa fim de esclarecer as dúvida dos alunos.
|
Meta 4 – Plano de Ação
|
Elaborar o Plano de Ação com as
as etapas do projeto já desenvolvidas, discorrer sobre as atividades,
realizando o planejamento e a execução do mesmo, segundo a proposta do PA.
|
19/06 á 26/06
|
*Conversamos sobre as atividades realizadas até agora.
* avaliamos os filmes assistidos, a palestra dos integrantes da Corsan
*ouvimos os alunos relataram sobre
seu aprendizado e a importância do
projeto, o que foi mais significativo para cada um, realizamoas a experiência de filtragem da
água, para que se tenha uma ideia de como funciona o sistema de limpeza da
água.
|
-Foram feitos trabalho de recorte e colagem na confecção de cartazes
sobre a água, realizado em grupo .
-Realizamos desenhos livres.
.
-segue o link de experiência
a realizada em sala de aula.
Sendo que essa é modelo da
internete.
|
Meta 5 – Relatório
|
Baseado no
Plano de Ação, desenvolvemos algumas
reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA,
usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina
|
26/06 a 30/06
|
Roselane lannes ros






Roselane
ResponderExcluirParabéns Roselane, apresentaste um tema importantíssimo enquanto projeto.
Contemplaste as etapas e objetivos propostas das atividades.
Tutora Luciane Machado