Interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação
Espaço para reflexões do Grupo 3 composto pelas seguintes participantes...
Gislane da Silva Dorneles
Roselane Lannes da Rosa
Aline Bernardi Capriolli
Fernanda Duarte de Oliveira
Simone Conceição


Lindas imagens.
ResponderExcluirLindo nosso blog! Que seja uma ferramenta de aprendizagem e troca de experiências. Feliz por fazer parte deste grupo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi meninas! Parabéns pela criação do blog do grupo. Aguardo pelas postagens de vocês.
ResponderExcluirRelembrando:
Semana 2 - Retomar o PA feito por vocês, junto a outras colegas no eixo IV e discutir as diferenças e semelhanças entre um Projeto de Aprendizagem, um Projeto de Ensino e um Projeto de Trabalho, conforme propõe o autor Fernando Hernández (1998) no texto que está disponibilizado na semanas 1-2 e que deverão ler para realizar as análises e reflexões solicitadas.
Semana 3-4 (essa semana e a próxima) - Conceituar e explicar as etapas de um PA, com apoio dos textos disponibilizados. Disparar nas turmas das escolas (cada uma em sua turma) a Meta 1 do Projeto de Aprendizagem: Os problemas de Partida.
Assim, vocês devem começar a elaborar e desenvolver os Projetos de Aprendizagens em suas turmas, começando com o levantamento das questões que os/as alunos/as desejam aprofundar, aprender e pesquisar. Caso sejam muitos temas/problemas de interesse, vocês podem decidir coletivamente por alguns temas que serão aprofundados com a turma ao longo do PA. Lembrando que podem trabalhar com grupos nas turmas ou com alunos individualmente.
Postem aqui no blog como está sendo a experiência de cada uma com o desenvolvimento do PA em suas turmas.
Abraços, aguardo as postagens!
Feliz Páscoa!
http://educador.brasilescola.uol.com.br/gestao-educacional/fernando-hernandez.htm
ResponderExcluirfile:///C:/Users/fabiano/Desktop/ufrgs/SI%20V/Explica%C3%A7%C3%A3o%20de%20tipos%20de%20projetos.pdf
ResponderExcluirAchei este artigo muito interessante que apresenta um quadro comparativo acerca das diferenças dos tipos de projetos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi meninas! Boa tarde, como está o andamento do grupo de vocês? Como estão com a realização das atividades propostas para as semanas 1, 2, 3 e 4? Realizaram a leitura dos textos? Conseguiram voltar ao PA realizado no eixo 4 do PEAD, a fim de apontar os limites e possibilidades do mesmo? Como está a Meta 1 (questões de partida) que devem ser disparadas nas turmas? Em que turmas vão realizar os PAs? Para além de postar textos do interesse de vocês, será importante produzir textos com análises e reflexões, partindo das leituras indicadas na interdisciplina. Aguardo as postagens de vocês. Abraços, Aline.
ResponderExcluirBoa noite professora!
ExcluirEstamos realizando as leituras e em breve colocaremos no blog os comparativos; vamos realizar o PA na minha turma de primeiro ano e já consegui fazer com os alunos a seleção dos assuntos que eles querem estudar. A turma é pequena então vamos fazer um tema para todos os alunos na pesquisa. Também a colega Simone e a Aline vão realizar com as suas turmas sendo que uma turma de 1º ano e a do Ensino Superior a Aline ainda está negociando.
Ainda neste final de semana postaremos o que já estamos fazendo, em relação ao tema com a minha turma também.
Fico no aguardo das postagens das atividades!Att tutora Luciane Machado
ResponderExcluirGrupo!Não deixem para postar tudo junto, lembrem-se que a postagem é individual, assim que postarem encaminhem e-mails.
ResponderExcluirBoa tarde Tutora Luciane. Trabalhei com a minha turma do 1° ano na Escola Estadual de Ensino Fundamental Germano Witrok o Tema a Criação do mundo"' usando como incentivo a música " Autor da Criação" CD Diante do trono para crianças e assim lúdicamente reproduzi com ele atravez de dobraduras os animais terrestres e áquaticos onde falamos sobre a água e a terra quais alimentos consumimos e os cuidados na plantação dos alimentos. É nesta etapa que entramos com o projeto de criarmos a horta na escola primeiramente plantando mudinhas em garrafas pet para cuidarem atravez da irrigação de um mecanismo que eles já criaram a idéia. Enfim descrevei narrando as etapas do projeto " A criação do mundo" que terá como duração de duas semanas 24/4 a 06/5 ( considerando feriado e paralização) exposição dos trabalhos dos a alunos na associação do bairro Igara como conclusão da primeira etapa que terá continuação na horda que a turma do 1° ano planta, irriga e cuidara durante o ano de 2017.
ExcluirOi Simone, parabéns pelo projeto iniciado com a turma.
ResponderExcluirGostaria de saber um pouco mais sobre as questões de pesquisa que a turma levantou sobre a "Criação do Mundo": Quais foram as curiosidades? Quais as dúvidas? E as certezas?
Através das atividades de pesquisa, que integram a Meta 2 (em andamento) as dúvidas serão esclarecidas e as certezas validadas.
Como foi apresentado o projeto da horta na escola? Contam com outras/os professoras/es colaboradores?
Abraços.
Grupo 3
ResponderExcluirÉ importante que postem as atividades desenvolvidas com as turmas, digo os projetos que estão desenvolvendo, já estamos na META 2 e não consta registros da META 1 de cada integrante do grupo.
Estamos aguardando o processo de desenvolvimento....
Tutora Luciane Machado