Projeto " Água e sua importância para Vida "

                                     Projeto " Água e sua importância para Vida "

1- Apresentação: Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso, os ciclos da mesma, sua importância para a vida e para a história dos povos.
2 – Justificativa: o trabalho com o tema “água, fonte de vida” que se propõe aqui, deverá apresentar para as crianças uma visão ampla que envolve inúmeros problemas que o mundo atual vem enfrentando com relação à falta de água. O projeto deve ser desenvolvido visando proporcionar aos alunos uma grande diversidade de experiências, com participação ativa, para que possam ampliar a consciência sobre as questões relativas à água no meio ambiente, e assumir de forma independente e autônoma atitudes e valores voltados à sua proteção e conservação.
3 – Objetivos gerais: Ajudar os alunos a descobrirem os sintomas e as causas reais dos problemas que  enfrentamos com a poluição e a falta de água, onde eles possam:
- perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode causar  na natureza,  e a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada, nem poluída, etc.
O professor deverá elaborar os conteúdos específicos de acordo com seus interesses e de seus alunos.
4 – Problematização: através das experiências já vividas pelos alunos no seu âmbito familiar, a principal função desse projeto é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem diante da realidade em que o mundo vem enfrentando com a poluição e a escassez de água. Para isso, é necessário que mais do que informações e conceitos, mas atitudes e formação de valores, que serão apreendidos na prática do dia-a-dia, no meio social.EXPERIMENTO: Confeccionar um filtro utilizando garrafa pet espera-se que os alunos observe a mudança da água limpa própria para o consumo.

5- Conclusão: Espera-se que ao término do projeto as crianças estejam conscientes da importância da água tanto para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos esses aprendizados. 

                                        
                                                        Certezas e dúvidas:

         Em parceria com a professora Sheila Santos  da escola  Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochmis, aplicamos o projeto água relativo a semana do meio ambiente .  Como São alunos do primeiro ano do ensino fundamental , ela decidiu o tema a ser aplicado, confesso que fiquei meio assustada no princípio, trabalhar em sala de aula é uma coisa, nos “ bastidores” é outra , comecei  então a escrever o projeto que seria posto em prática pela colega,  primeiramente  , eles não entenderam  muito bem a proposta, ficaram com muitas dúvidas, porém decimos seguir enfrente.
         Após assistirem o filme da turma da monica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água.
     Alguns foram direto ao ponto, outros tiveram que  pensar para  falar, mas todos sabiam que a água é de extrema importância para que haja vida no planeta e consequentemente para todos os seres vivos.
   Roselane Lannes Rosa 

Meta 2


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. grupo 2, para destacar

Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
  
 Respostas/

certezas:        
 - As pessoas morreriam de sede .
- Iriamos morrer de fome e sede.
- tudo que tem vida deixariam de existir.

Dúvidas:
- porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz efeijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?

         Quando os alunos foram desafiados  por eles mesmos a certos questionamentos  , começaram também a nos questionar , levantando algumas questões e nós professoras instigávamos cada vez mais a pensarem sobre o assunto,  então surgiram as dúvidas temporárias e as certezas provisórias.  Quanto às certezas, foi levantada a seguinte questão:
- As pessoas realmente passam mal sem água, a ponto de morrer?
-Quem já ficou sem água e com muita cede não  morreu porque?
- A água é um alimento?
-porque tiram sal da água e açúcar não , se existe água doce e água salgada?

         Sendo assim, o grupo viu a necessidade de pesquisar sobre essas  questões, e saber por  quanto tempo as  pessoas  resistiriam  sem água. Portanto, a certeza de que se ficarmos sem  água morreremos,  tornou- se  uma certeza provisória .
         Quanto à dúvida as surgidas se poderemos substituir a água por frutas, leite ou sucos foram  descartadas, pois os grupos responderam essas incertezas com base em suas pesquisas ,e descobriram  que as frutas precisam de água para crescerem, que a vaca nos da o leite, mas sem água morreria, e que os sucos vem das frutas, e  as frutsa contém água, mas não substitui a água no nosso organismo, necessitando também de água para viver e produzir,  assim como nós seres humanos. Quanto à pergunta - Se parar de chover não terá mais água no planeta? Essa questão tornou-se uma dúvida temporária , pois, alguns disseram que se tomarmos a água da chuva podemos viver, porém outros disseram que se acabar a água é porque a chuva também acabou,  abordaram ainda a questão da água de coco, da água vendida em garrafas e descartaram qualquer  possibilidade de  vivermos sem água, porque  precisamos da água não só para beber, mas para tomar banho, fazer comida, criar os animais e produzir frutas e verduras etc.
           Chegamos  então a conclusão de que sem chuva, não teremos o coqueiro que nos dará o coco, por tanto não teremos água de coco, nem tampouco teremos água engarrafada pois de onde tiraríamos água para engarrafar, não teremos vida no planeta Terra.



                                                                Plano de ação
Projeto " Á Importância da água "



Instituição de ensino: Escola Municipal de Ensino Fundamental Arthur Oscar Jochmis                                         Período de realização: junho/2017
Professora : Scheila Pires Santos                                                        Coordenador acadêmica da UFRGS : Prof. Roselane Lannes Rosa

 Temática: Artes                                               Público alvo: 1º ano                       Temas transversais: Pluralidade Cultural
Data
Temas / Conteúdos
Objetivos
Metodologia
Recursos
Avaliação da atividade
05/06
     à
30/06
*ciencias/ meioambiente
*Artes Visuais
* Promover o desenvolvimento da percepção visual;
* Valorizar o senso artístico e a criatividade;
* Explorar diversos materiais, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de criação;
 *pesquisa em sala de aula sobre o tema, uso de materiais levados pelas crianças. 
*conversar com os alunos sobre a importância da água para o nosso organismo e o meio em que vivemos. O professor poderá contar alguma história associada ao tema;
* assistir filme “A água é um mundo fantástico.”
*roda de conversa sobre o filme, o que aprenderam, quais ações devem ser tomada para preservar o meio ambiente.
* Fazer desenhos livres sobre o assunto
* Criar a partir de dobraduras.
* Fazer um desenho grande em cartaz e preencher com diversas tampinhas.
* Utilizar materiais diversos para desenvolver a criatividade.
* Folhas
* Palito de picolé
* Lápis de cor
* Tinta
* Pincéis
* Cartolina
* Tampinhas
*Avaliação: deverá ser feita de forma contínua, com relatórios descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do projeto, etc. O professor deverá avaliar também a participação e o envolvimento de cada aluno, de forma individual, bem como avaliar o desenvolvimento de seu trabalho de forma crítica e construtiva. * Observar o desenvolvimento das atividades e as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas.




Quadro Referencial sobre o Plano de Ação
METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Apresentar para os alunos do primeiro ano o tema de uma pesquisa,  a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem, e  levantar suas curiosidades em relação a esse tema, explicando-lhes  que o tema escolhido faz parte do trabalho realizado pela escola , em alusão a semana do meio ambiente.  
Dia 01/06 a 05/06
  Desenvolvimento do projeto:
Inciamos com  uma conversação sobre o assunto “àgua, questionando se ela faltasse o que aconteceria”, pois bem a  curiosidade dos alunos, foram muitas , surgiram vários assuntos, f lembraram momentos vividos, reportagens vistas  . A curiosidades dos alunos era saber se faltar água , acabará a vida na terra?  professores  e alunos, começaram as pesquisas, já que a turma é de primeiro ano, a ajuda dos docentes foi primordial. Algumas curiosidades foram surgindo
“se parar de chover faltará água?”
“ O lixo acumulado nas encostas dos rios, poderá nos deixar sem água para beber? Porque?”
"Por que a água do mar é salgada? E não podemos utilizar?"

-fizemos uma roda de conversa, onde cada aluno, falou o que sabia sobre o assunto, suas duvidas suas certezas, e cada um colocou sua maior “curiosidade”,  essa rodinha foi feita para pudéssemos ficar de frente um para o outro e assim iniciarmos o debate.
-Foram questionadas as atitudes do ser humano em relação ao meio ambiente e a poluição causada por ele.
-Fizemos um debate dialogando sobre o tema proposto.
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Foi preciso que elaborássemos, um inventário de  um Inventário de Conhecimentos, contendo, perguntas com as  dúvidas dos alunos, suas  certezas diante do a ssunto,  as atividades, e as pesquisa a serem realizadas.
05/06 à 12/06  
 -Não podíamos esquecer de levar em consideração a   a faixa etária da turma, sem esquecer que tratava de uma turma de primeiro ano, iniciamos com a seguinte reflexão, qual a  importância da água?
As respostas foram :é importante para beber água, para limpeza, para o banho, para cozinhar, para os animais e as plantas. -*Trouxeram para a sala de aula, reportagens de jornais, revistas todo material que puderam recolher, e que falava sobre a água.
* uma das questões muito debatidas foi o porque das enchentes que aconteceram em alguns bairros, em algumas cidades .
.
*A importância da água,  em vários segmentos da sociedade não só para a sobrevivência do  ser humano, mas para as escolas, as hidrelétricas, o bom andamento das  casas, do comercio, das  fábricas, da agricultura e pecuária.
.
Nesse período recebemos a visita da  visita da Corsan em nossa escola, essa visita  já havia sido agendada por eles a algum tempo e  veio de encontro ao nosso trabalho, foi  muito significativo, juntos construímos conhecimentos e  em conjunto, dialogamos sobre diversas questões, questionamos, sobre a água potável, fornecida   pela companhia, ouvimos os  argumentos e assim e assim fomos construindo nossas dúvidas e certezas.   
 -Pesquisamos  sobre o tema em jornais e revistas.
-Fizemos cartazes  para sala de aula usando recortes de jornal, de livros e revistas.
- Fizemos desenho livre sobre o que cada um pensava sobre o assunto abordado.
-assistimos filmes
. -Construímos algumas dúvidas e certezas  referente ao assunto, e de acordo com o que foi trabalhado.
  - Por que precisamos tomar água ? Qual sua importância para nosso organismo?
- Se parar de chover faltará água?
 -Por que a água do mar é  salgada?
-Como é feito para a água ficar limpa para beber?

-por que não podemos beber a água do mar?

-Sem água a vida no planeta vai continuar a existir?
-Por que falta água na nossa casa , mesmo quando chove? 
*Certezas
-Não podemos viver sem água, a água é importante para que haja vida na terra.
-A água do mar não pode ser bebida, porque o excesso de cloreto de sódio, que faz mal para nosso organismo causando desidratação nas celulas.
-Para limpar a água podemos filtra-la ou ferve-la, ou ainda usar  um monte de produtos.
-A falta água em nossas casas ocorre porque as pessoas desperdiçam muita água, é preciso o uso consciente .
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construímos, com os alunos o  Mapa Conceitual do projeto, falando da importância da água, nosso tema trabalhado, ensinando –os a relacionar as aprendizagens.
12/06 à 19/06  
 -Realizar o mapa conceitual através de  um desenhos, composto por palavras chaves, juntamente com os alunos , foi uma tarefa interessante e inovadora para nós, pois não esperávamos a participação  do  grupo de alunos de uma forma tão ativa  .  
-Explicamos   o que é um mapa conceitual e para que serve .
-Usamos as palavras chaves,  e  os desenhos feito pelos os alunos para que entendessem.  
-Olhamos os vídeos(indicados pela escola)  sobre a água em  sala de aula,.
- pesquisamos na sala de informática  aa fim de  esclarecer as dúvida dos alunos.
Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação com  as as etapas do projeto já desenvolvidas, discorrer sobre as atividades, realizando o planejamento e a execução do mesmo, segundo a proposta do PA.
19/06 á 26/06  
 *Conversamos sobre as atividades realizadas até agora.
* avaliamos os filmes assistidos, a palestra dos integrantes da Corsan
*ouvimos os  alunos relataram sobre seu aprendizado e a importância  do projeto, o que foi mais significativo para cada um,  realizamoas a experiência de filtragem da água, para que se tenha uma ideia de como funciona o sistema de limpeza da água.
  
-Foram feitos trabalho de recorte e colagem na confecção de cartazes sobre a água, realizado em grupo .
 -Realizamos desenhos livres.





-segue o link de experiência
a realizada em sala de aula.
Sendo que essa é modelo da internete.
Meta 5 – Relatório
 Baseado no Plano de Ação, desenvolvemos algumas
reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina
26/06 a 30/06









Roselane lannes ros

Comentários

  1. Roselane

    Parabéns Roselane, apresentaste um tema importantíssimo enquanto projeto.
    Contemplaste as etapas e objetivos propostas das atividades.
    Tutora Luciane Machado

    ResponderExcluir

Postar um comentário