Síntese analítica e reflexiva sobre Plano de Ação- Meta 4

Nome:  Aline Bernardi Capriolli

  Síntese analítica e reflexiva sobre Plano de Ação
(Meta 4 do Projeto de Aprendizagem)

            O objetivo da proposta pedagógica do projeto de aprendizagem é constituído pelas aprendizagens e reflexões colaborativas, mesmo quando o PA é desenvolvido de uma maneira individual. O mesmo é organizado em etapas, onde as atividades são mediadas e fomentadas, considerando as aprendizagens e a autonomia de quem está envolvido no processo de novos conhecimentos.
            Os alunos e os professores são sujeitos ativos que participam desse processo, considerando suas especificidades, aonde as trocas possibilitam novos conhecimentos e as aprendizagens dialogam-se entre si e entre as mais variadas perspectivas sendo as mesmas teóricas ou empíricas. O protagonismo nos PA’s é o deleite desse processo criativo de novas aprendizagens, onde o aluno e o professor, aprendem e não existe quem sabe mais ou menos, mas sim sujeitos que estão aprendendo de uma maneira colaborativa.
"Fazer um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação sobre uma questão que nos ‘incomoda’, desperta nossa atenção, excita nossa curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc, utilizando diferentes linguagens de representação. Para que essas atividades possam ser acompanhadas e partilhadas por outros grupos, por professores, pesquisadores, etc, é fundamental a existência de mecanismos tecnológicos apropriados". (FAGUNDES et al., 2006, p. 30).
           
           Refletindo sobre o papel da escola e sobre a aprendizagem por projetos de aprendizagem é possível fomentar a participação ativa e autônoma de nossos alunos, diferentemente no nível escolar em que eles se encontram. A pedagogia desenvolvida por meio de projetos, desperta o conhecimento através de uma metodologia que tem como objetivo organizar e construir possibilidades de conhecimentos com metas/passos pré definidos, não só entre alunos, como também entre professores.
            Nosso papel como educador é fomentar e atuar como mediador nesse processo de aprendizagens significativas em nossas escolas.  Pois,segundo Hernandez , Com isso, a cultura escolar adquire a função de refazer e de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os significados mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos históricos dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre as portas para compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).”
A aprendizagem por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA) trata-se de uma metodologia construtivista, tem como foco o interesse do aluno e a aprendizagem do mesmo ocorrem por meio da pesquisa e colaboração. Essa metodologia proporciona novas maneiras de ensinar e aprender. Onde a troca é fundamental.
 “na metodologia de Projetos de Aprendizagem, baseados em problemas, quem escolhe o tema a ser investigado são os estudantes e os professores. Ele é gerado pelos conflitos, pelas perturbações dos envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. A questão a ser pesquisada deve ter, como ponto de partida, a curiosidade, as dúvidas, as indagações, o desejo e a vontade, pois a motivação é intrínseca, própria do sujeito que aprende. As decisões são hierárquicas e não impostas pelo professor.” (SCHLEMMER, 2001 apud LILJA e MORAES, 2012).
            A citação acima, colabora para embasar teoricamente a experiência empírica e teórica  que foi desenvolvida com as alunas voluntárias da graduação de Letras Espanhol durante as atividades que as mesmas desenvolveram e foram descritas ao longo das metas. E o Plano de Ação contextualizou de uma maneira geral tudo que foi desenvolvido e mediado durante esse processo do projeto de aprendizagem com a temática da Literatura na Escola, organizando todos os passos que foram realizados ao longo do PA.
            Analisando o processo do trabalho desenvolvido foi possível perceber que aprendi muito com os desafios encontramos e minhas alunas também aprenderam desenvolver o conhecimento de uma maneira autônoma e colaborativa, tanto com os alunos, quanto com em dupla. Encontrei algumas dificuldades, quanto ao tempo de executar com elas as ações necessárias para o PA, mas ficou um desafio em novamente desenvolver outro PA com outros alunos.
            Portanto durante a Meta 4 o projeto foi analisado com um olhar diferenciado, proporcionando a possibilidade de criticamente avaliar o processo de construção do mesmo. Observar as dificuldades e o que necessita melhorar para que o PA seja significativo e realmente essa busca pelos novos conhecimentos ocorra e uma maneira autônoma e desafiante.

Meta 2:
Projetos de Aprendizagem: Dúvidas e Certezas

Na meta 2 a proposta era organizar e analisar as perguntas e a partir desse exercício colaborativo, o objetivo era criar um quadro com dúvidas e certezas, para que se fosse possível pensar criticamente sobre o Projeto de Aprendizagem. É importante ressaltar que a escolha das alunas voluntárias que desenvolveram o PA tratou-se sobre a Literatura na Escola. A atividade foi desenvolvida por duas alunas da licenciatura de Letras Espanhol que elaboraram um projeto sobre a temática da literatura na escola. A aluna F. D. tem experiência como professora na educação infantil e a outra aluna E.S. não tem experiência como professora. As dúvidas e certezas seguem abaixo:

Dúvidas
1- Será que os alunos irão se envolver?
2- Os alunos gostam de leituras lúdicas?
3-Iremos conseguir desenvolver o trabalho?

Certezas
1-Desperta nos alunos o apreço pelos livros;
2-Fomenta a leitura crítica;
3- Incentiva a criatividade e a curiosidade, através de histórias divertidas;
4-Amplia a visão de mundo por meio da imaginação.

Meta 3: Mapa Conceitual  
Conversei com as alunas sobre o tema do PA que as mesmas pensaram em desenvolver e solicitei para que as mesmas organizarem um mapa conceitual sobre a temática. As mesmas decidiram criar o mapa no Cmap Cloud. Tiveram autonomia em criarem da maneira que estavam pensando sobre o PA.
Relataram que foi a primeira vez que utilizaram esse recurso e num primeiro momento tiveram dificuldades em criar o mapa conceitual. Acompanhei esse processo no laboratório de informática, observei que primeiro criaram o mapa conceitual da maneira tradicional na folha de ofício e somente posteriormente procuraram maneiras de criar online,tendo em vista que em outro momento havia mostrado esse recurso que havia tido contato no PEAD.
O mapa conceitual foi construído depois das mesmas realizarem mais pesquisas sobre a temática, até mesmo para irem respondendo as dúvidas que tinham durante a META 2 e para embasar as certezas  da mesma meta. 


Referência:
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

FAGUNDES, L. et al. Projetos de Aprendizagem – uma experiência mediada por ambientes telemáticos. In:Revista Brasileira de Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a abr, 2006, p. 29-39.

LILJA, S. R.; MORAES, M. C. Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: experiências que potencializam o processo de alfabetização. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso (Especialização) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação, FURG, Rio Grande, 2012. Disponível   em < http://www.uab.furg.br/pluginfile.php/73314/mod_page/content/6/tcc_alfabetizacao_sheila.pdf >  Acesso em:agostol, 2017.


Comentários