Síntese analítica e reflexiva sobre Plano de Ação- Meta 4
Nome: Aline Bernardi Capriolli
Síntese analítica e reflexiva sobre Plano de Ação
(Meta 4 do Projeto de
Aprendizagem)
O objetivo da proposta pedagógica do projeto de
aprendizagem é constituído pelas aprendizagens e reflexões colaborativas, mesmo
quando o PA é desenvolvido de uma maneira individual. O mesmo é organizado em
etapas, onde as atividades são mediadas e fomentadas, considerando as
aprendizagens e a autonomia de quem está envolvido no processo de novos
conhecimentos.
Os alunos e os professores são sujeitos ativos que
participam desse processo, considerando suas especificidades, aonde as trocas
possibilitam novos conhecimentos e as aprendizagens dialogam-se entre si e
entre as mais variadas perspectivas sendo as mesmas teóricas ou empíricas. O protagonismo
nos PA’s é o deleite desse processo criativo de novas aprendizagens, onde o
aluno e o professor, aprendem e não existe quem sabe mais ou menos, mas sim
sujeitos que estão aprendendo de uma maneira colaborativa.
"Fazer
um projeto de aprendizagem significa desenvolver atividades de investigação
sobre uma questão que nos ‘incomoda’, desperta nossa atenção, excita nossa
curiosidade. Isso pode se realizar de maneira individual ou em pequenos grupos
de trabalho. O resultado material é uma coleção articulada de documentos
produzidos através de levantamentos, debates, reflexões, sínteses, etc,
utilizando diferentes linguagens de representação. Para que essas atividades
possam ser acompanhadas e partilhadas por outros grupos, por professores,
pesquisadores, etc, é fundamental a existência de mecanismos tecnológicos
apropriados". (FAGUNDES et al., 2006, p. 30).
Refletindo sobre o papel da escola e
sobre a aprendizagem por projetos de aprendizagem é possível fomentar a
participação ativa e autônoma de nossos alunos, diferentemente no nível escolar
em que eles se encontram. A pedagogia desenvolvida por meio de projetos,
desperta o conhecimento através de uma metodologia que tem como objetivo
organizar e construir possibilidades de conhecimentos com metas/passos pré
definidos, não só entre alunos, como também entre professores.
Nosso papel como educador é
fomentar e atuar como mediador nesse processo de aprendizagens significativas
em nossas escolas. Pois,segundo
Hernandez , “Com isso, a cultura escolar adquire a função de refazer e
de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os significados
mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos históricos
dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre as portas para
compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).”
A aprendizagem
por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA) trata-se de uma
metodologia construtivista, tem como foco o interesse do aluno e a aprendizagem
do mesmo ocorrem por meio da pesquisa e colaboração. Essa metodologia
proporciona novas maneiras de ensinar e aprender. Onde a troca é fundamental.
“na metodologia de Projetos de Aprendizagem,
baseados em problemas, quem escolhe o tema a ser investigado são os estudantes
e os professores. Ele é gerado pelos conflitos, pelas perturbações dos
envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. A questão a ser
pesquisada deve ter, como ponto de partida, a curiosidade, as dúvidas, as indagações,
o desejo e a vontade, pois a motivação é intrínseca, própria do sujeito que
aprende. As decisões são hierárquicas e não impostas pelo professor.”
(SCHLEMMER, 2001 apud LILJA e MORAES, 2012).
A citação acima, colabora para
embasar teoricamente a experiência empírica e teórica que foi desenvolvida com as alunas
voluntárias da graduação de Letras Espanhol durante as atividades que as mesmas
desenvolveram e foram descritas ao longo das metas. E o Plano de Ação
contextualizou de uma maneira geral tudo que foi desenvolvido e mediado durante
esse processo do projeto de aprendizagem com a temática da Literatura na
Escola, organizando todos os passos que foram realizados ao longo do PA.
Analisando o processo do trabalho
desenvolvido foi possível perceber que aprendi muito com os desafios
encontramos e minhas alunas também aprenderam desenvolver o conhecimento de uma
maneira autônoma e colaborativa, tanto com os alunos, quanto com em dupla.
Encontrei algumas dificuldades, quanto ao tempo de executar com elas as ações
necessárias para o PA, mas ficou um desafio em novamente desenvolver outro PA
com outros alunos.
Portanto durante a Meta 4 o projeto
foi analisado com um olhar diferenciado, proporcionando a possibilidade de
criticamente avaliar o processo de construção do mesmo. Observar as
dificuldades e o que necessita melhorar para que o PA seja significativo e
realmente essa busca pelos novos conhecimentos ocorra e uma maneira autônoma e
desafiante.
Meta 2:
Projetos de Aprendizagem: Dúvidas e Certezas
Na meta 2 a proposta era organizar e analisar as
perguntas e a partir desse exercício colaborativo, o objetivo era criar um
quadro com dúvidas e certezas, para que se fosse possível pensar criticamente
sobre o Projeto de Aprendizagem. É importante ressaltar que a escolha das
alunas voluntárias que desenvolveram o PA tratou-se sobre a Literatura na
Escola. A atividade foi desenvolvida por duas alunas da licenciatura de Letras
Espanhol que elaboraram um projeto sobre a temática da literatura na escola. A
aluna F. D. tem experiência como professora na educação infantil e a outra
aluna E.S. não tem experiência como professora. As dúvidas e certezas seguem
abaixo:
Dúvidas
1- Será que os alunos
irão se envolver?
2- Os alunos gostam de
leituras lúdicas?
3-Iremos conseguir
desenvolver o trabalho?
Certezas
1-Desperta nos alunos o
apreço pelos livros;
2-Fomenta a leitura
crítica;
3- Incentiva a
criatividade e a curiosidade, através de histórias divertidas;
4-Amplia a visão de mundo
por meio da imaginação.
Meta 3:
Mapa Conceitual
Conversei com as alunas sobre o tema
do PA que as mesmas pensaram em desenvolver e solicitei para que as mesmas
organizarem um mapa conceitual sobre a temática. As mesmas decidiram criar o
mapa no Cmap Cloud. Tiveram autonomia em criarem da maneira que estavam
pensando sobre o PA.
Relataram que foi a primeira vez que
utilizaram esse recurso e num primeiro momento tiveram dificuldades em criar o
mapa conceitual. Acompanhei esse processo no laboratório de informática,
observei que primeiro criaram o mapa conceitual da maneira tradicional na folha
de ofício e somente posteriormente procuraram maneiras de criar online,tendo em
vista que em outro momento havia mostrado esse recurso que havia tido contato
no PEAD.
O mapa conceitual foi construído
depois das mesmas realizarem mais pesquisas sobre a temática, até mesmo para
irem respondendo as dúvidas que tinham durante a META 2 e para embasar as
certezas da mesma meta.
Referência:
HERNANDEZ,
F. Transgressão e mudança na educação:
os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
FAGUNDES,
L. et al. Projetos de Aprendizagem – uma
experiência mediada por ambientes telemáticos. In:Revista Brasileira de
Informática na educação. Vol. 14, n. 1, jan a abr, 2006, p. 29-39.
LILJA,
S. R.; MORAES, M. C. Projetos de
Aprendizagem e Tecnologias Digitais: experiências que potencializam o processo
de alfabetização. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão
do Curso (Especialização) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas
a Educação, FURG, Rio Grande, 2012. Disponível
em < http://www.uab.furg.br/pluginfile.php/73314/mod_page/content/6/tcc_alfabetizacao_sheila.pdf
> Acesso em:agostol, 2017.

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