Aluna Fernanda Oliveira
Semana 1: Quadro comparativo dos tipos de projetos e análise do eixo IV.
Projeto de Trabalho
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Projetos de Aprendizagem
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Base Teórica
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Vigotzky: importância das relações
sociais no desenvolvimento.
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Piaget: compreender é transformar-se e
dar-se conta das leis de transformação.
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Escolha do tema
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Os alunos partem de suas experiências
ou outros projetos já realizados. O professor pode sugerir temas necessários.
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Os alunos partem de suas curiosidades,
estimulados pelo professor.
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Professor
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Deixa claro o fio condutor e delimita
os conteúdos e atividades define o que os alunos vão aprender com o projeto.
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Assume a postura de orientador desafiador
do processo; articula as adaptações de recursos tecnológicos;
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Aluno
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Realiza índices que vão ser
explorados;
Busca informações e ordena conforme a
realização do projeto;
É responsável pela sua aprendizagem.
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Estabelece certezas provisórias e
dúvidas temporárias;
Passa por buscas e socializa os
saberes;
Organiza e desenvolve as etapas do
projeto;
Autonomia na sua aprendizagem;
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Tecnologia da informação e comunicação
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Vistas como transformação do ambiente
que se inserem.
Os projetos objetivam compreender as
informações provenientes desta fonte.
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Principal recurso para desenvolver o
projeto;
Uma transformação do mundo a ser
explorado na sala de aula, como aspecto fundamental de construção das
aprendizagens.
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Experiência
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Ciências naturais e sociais e as vezes
em outras áreas;
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Aborda todas as disciplinas e
desestrutura o sistema curricular;
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Organização
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Um cronograma determina as datas e os conteúdos e atividades tudo
previamente
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Processo aberto de acordo com o
desenvolvimento individual e coletivo.
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Conteúdos
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Previamente determinado e geralmente
vinculado as Ciências naturais e sociais
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Surgem durante o desenvolvimento da
Pesquisa;
Explora a capacidade de continuar
aprendendo.
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Este quadro comparativo fora realizado para contemplar a atividade reflexiva da tarefa inicial desta Interdisciplina.
No EIXO 4 iniciamos o trabalho com os PAs de modo muito novo sem muito conhecimento inicialmente fizemos uma reflexão acerca de perguntas que gostaríamos de fazer e nunca fizemos.
Por aproximação o grupo em que fiquei ficou com a temática: A origem do Mundo onde a partir deste assunto refletimos sobre as teorias em que se sustentavam as explicações sobre a origem do Universo.
Nosso grupo então a partir deste tema elencou as dúvida e certezas para o tema e após o plano de ação. Não colocamos em prática com os alunos o PA mas, conseguimos realizar uma pesquisa com um representante dos dois temas que estávamos estudando sendo esta entrevista gravada.
https://youtu.be/xweYMIj2zik
Projetos de Aprendizagem:
Perguntas (Meta 1)
Escola: Adolfina J. Diefenthaler
Turma: 1º ano do Ensino Fundamental.
Tema do PA: Hortas e Robôs.
A turma do 1º ano B é composta por um grupo de 15 alunos com a idade de seis anos que estão bastante envolvidos em sua caminhada de aquisição da linguagem escrita.
Em sua maioria estão ainda na fase pré-silábica não fazendo registros escritos compreensíveis sobre o que pensam, porém conseguem fazer através da oralidade apontamentos reflexivos sobre os temas que pretendem estudar.
OBJETIVOS:
Realizar a meta 1;
Elencar com os alunos os temas a serem pesquisados no Projeto de Aprendizagem;
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Mês de abril de 2017
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BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Organização e análise das perguntas e dos grupos de alunos dos Projetos de Aprendizagem.
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ATIVIDADES REALIZADAS
A professora em uma conversa com os alunos explicou que faríamos um trabalho de pesquisa sobre algum tema de estudo da curiosidade deles.
Depois disse anotei no quadro as sugestões e elegemos as ideias principais: HORTAS E ROBÔS.
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Como percebe-se nas imagens depois de conversarmos sobre o que queriam estudar e pesquisar, partimos para uma caminhada pela escola a fim de reconhecermos mais este espaço já com um olhar mais reflexivo sobre o melhor lugar que poderíamos utilizar para o plantio da nossa horta.
Projetos de Aprendizagem: Dúvidas e Certezas (Meta 2)
METAS
Realizar a meta 2:
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OBJETIVOS
Estipular as dúvidas e certezas a repeito do tema escolhido pela turma;
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PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio de 2017
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BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
A atividade foi realizada em sala de aula e utilizei o quadro para fazer o registro.
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ATIVIDADES REALIZADAS
Dúvidas:
Certezas:
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Projetos de Aprendizagem: Mapa Conceitual (Meta 3)
Proposta Metodológica: Meta/etapa 3: Construção do mapa conceitual coletivo com base nos conhecimentos prévios. (Discussão sobre os mapas e publicação no blog) na 7ª semana. Apresentação das perguntas/dúvidas, certezas e mapas (Encontro Presencial). Discussão nos fóruns da Meta/etapa 2.
Nesta meta foi muito interessante poder fazer uma reflexão tão complexa com alunos de !º ano...muitas vezes subestimamos os seus conhecimentos e pensamos que é necessário que somente nós educadores possamos transmitir os saberes mas eles estão aí nos provando o contrário.
Os alunos então ao fazerem o mapa conceitual não enfatizaram tanto a questão dos robôs mas sim o que se refere as hortas e ao plantio.
Depois de elencarmos os conhecimentos através do mapa conceitual já começamos a chamar as família para nos ajudarem na produção da horta.
Trabalhos em grupo:
Os alunos foram divididos em grupos e algumas temáticas foram sendo lançadas que inicialmente não estavam no planejamento de pesquisa.
Sendo assim organizamos esses grupos de pesquisa e os alunos com a ajuda dos pais vão trazendo os temas para estudo e materiais para pesquisa.
Para sistematizar a pesquisa criamos um diário de campo para que nele cada grupo possa inserir os conhecimentos que vem sendo produzidos.
Projetos de Aprendizagem:
Planos de Ação (Meta 4)
Proposta Metodológica: Meta/etapa 4: Elaboração e acompanhamento dos planos
de ação com os alunos. Discussão nos fóruns da Meta/etapa 3.
( O PLANO DE AÇÃO AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO)
O QUÊ?
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COMO?
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QUANDO?
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OBSERVAÇÕES
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1. Como construir um
robô?
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Com o uso de sucatas.
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Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
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Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
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2. Podemos botar um
motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
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Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
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Ao longo do mês de maio/junho
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3. Como fazer uma
horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
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Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
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Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
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4. Como podemos fazer
para ter um dinossauro na horta?
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5. Tem como colocar um
espantalho na horta?
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6. Podemos fazer uma
maquininha pra saber se vai chover?
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Projetos de Aprendizagem:
Construção do Relatório (Meta 5)
Proposta Metodológica: Registro e análise do andamento dos planos de ação. Discussão nos fóruns da Meta/etapa 4. Meta/etapa 5: Construção de relatório síntese do processo (atividade avaliativa para apresentação final). Discussão nos fóruns da meta/etapa 5 (final).
Relatório
final dos PAs grupo 3
Chegamos
ao final de nossa caminhada do semestre e com ela encerramos também nossas
vivências nos PAs. Os desafios foram inúmeros, mas sabemos que na mesma
proporção o crescimento obtido por todas nós.
Trabalhar tantas possibilidades foi bastante difícil no
ponto de vista das trocas no nosso grupo, mas, tentamos realizar a interligação
nos temas na medida do possível.
Nossos projetos foram desenvolvidos com as turmas das
respectivas participantes do grupo, onde cada professora desenvolveu seu
próprio projeto de acordo com o planejamento da escola, acreditamos que
obtivemos grande sucesso no desenvolver dessa atividade, pois o aprendizado de
nossos alunos foi muito rico, através de pesquisas, saídas de campos, material
didático, até mesmo com a ajuda de seus familiares buscamos o conhecimento.
Conseguimos incentiva-los a participar, trazendo suas duvidas e
certezas, (evidenciadas através dos quadros de dúvidas e certezas) buscando
através do levantamento de materiais, do planejamento, da mobilização das
turmas, sanadas dificuldades encontradas.
O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
Nossas
práticas pedagógicas, levaram em consideração a relação da criança
com a escola, a idade delas, a realidade de cada comunidade escolar,
interagindo com a família, com a sociedade , adquirindo saberes, desde
educação infantil, criando estratégias para o aprendizado coletivo
seguimos no desenvolvimento dos projetos .
Assim planejamos cada projeto, dando as crianças oportunidades de realizarem as atividades
propostas com recursos disponíveis e individuais, dispostos no
ambiente escolar, e em casa, surgindo ai a construção dos mapas execução
dos conceituais para a projetos.
Os mapas conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito importante, permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações, a partir de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações , organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
Os mapas conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito importante, permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações, a partir de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações , organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
O desenvolvimento das metas não seguiu sempre o planejamento
inicial tendo sempre em cada passo um novo seguimento.
As crianças pequenas possuíam algumas ideias iniciais sobre
o tema hortas e robôs, mas com o desenvolvimento dos trabalhos e a
inviabilidade do desenvolvimento da pesquisa sobre os Robôs não foi possível
dar este seguimento na pesquisa, porém outros temas surgiram.
Uma das crianças ao longo das discussões em sala de aula
questionava o abacaxi é do chão ou da árvore? A partir dessa discussão a
pesquisa nos grupos tomou outro rumo especificando três temas para a pesquisa:
“Comendo frutas do pé, você sabe qual é?”, “ Do chão também nascem frutas.
Vamos descobrir quais são?” Da horta para o prato: alimentação orgânica na
escola é possível.”
Os alunos desta faixa etária ainda não possuem autonomia
para realizarem sozinhos, uma pesquisa de grupos, com a profundidade
bibliográfica que exigiria, então oferecemos momentos de pesquisa nas aulas de
informática, ou com a parceria das famílias ao trazerem materiais e recortes
sobre os temas.
As turmas de ambas as escolas produziram materiais finais
em seus níveis de apresentação: os bebês com as almofadas e os alunos maiores
com a plantação de hortas e a participação na feira de iniciação científica.
A participação dos projetos de aprendizagem traz ao estudante
uma apropriação ao que está sendo estudado diferente do que se o conteúdo
viesse em uma linha vertical professor x aluno.
“O professor deve deixar o papel de “transmissor
de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa
a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas
podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial
e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o
educador espanhol Fernando Hernández.”
Observamos que poderíamos dar ainda
continuidade aos estudos visto que, alguns itens colocados no plano de ação não
foram aplicados a tempo. Precisaríamos ter mais tempo para complementar e
aprofundar os estudos.
TÍTULO DO TRABALHO
COMENDO FRUTAS DO PÉ. VOCÊ SABE QUAL É?
Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto
que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo
que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o
desejo de aprender mais sobre hortas.
A
partir das discussões e abordagens do tema horta outras discussões surgiram
sendo que o trabalho fora dividido em outras temáticas. Nesta abordagem que
segue visamos buscar as respostas para a pergunta: "Quais as frutas nascem
de árvores?" Sendo assim os alunos pesquisaram sobre a diferenciação dos
tipos de frutas que nascem do chão e de árvores assim como, compreenderam os
tipos de vegetais, legumes e frutas que estão presentes nas hortas.
Problema: Quais as frutas que nascem de árvores?
Objetivo
Geral: Conhecer as frutas que nascem de
árvores e sua importância para uma vida mais saudável.
Objetivos
específicos:
*
Conhecer os tipos de frutas que nascem de árvores;
*
Observar as diferenças de frutas e das árvores que elas nascem;
*
Listar as frutas e os nomes das árvores;
*
Observar a textura, sabor de diferentes tipos de frutas;
*
Aprender o que é necessário para uma árvore nascer saudável;
*
Observar as diferenças entre as sementes das frutas.
Metodologia: Os alunos serão organizados em grupos
e terão um diário de campo para fazerem a organização dos saberes.
Utilizaremos
as aulas de informática para acesso a pesquisa via internet além da
participação das famílias para trazerem recortes de imagens, sementes e demais
recursos necessários.
Conclusões: Os alunos ao longo de todo o projeto
tem observado que existem diferenças entre as frutas que nascem de árvores e as
que nascem do chão e perceberam que existem legumes que na verdade são frutas e
não somente considerados vegetais das hortas.
As
atividades continuarão em andamento e sendo desenvolvidas à medida que seja do
desejo dos alunos, pois, percebe-se que tem o desejo de ampliar estes
conhecimentos aliando ao uso da robótica nos espaços de horta escolar.
TÍTULO DO TRABALHO
DO CHÃO TAMBÉM NASCEM FRUTAS. VAMOS DESCOBRIR QUAIS SÃO?
Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto
que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo
que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o
desejo de aprender sobre as frutas que nascem do chão.
Em
suas conversas os alunos se perguntavam se o abacaxi nascia de uma árvore ou do
chão e assim construíam as suas hipóteses a respeito do tipo de árvores que
nascem as frutas.
Problema: Quais as frutas que nascem do chão?
Objetivo
Geral: Conhecer as frutas que nascem de
plantas rasteiras e sua importância para uma vida mais saudável.
Objetivos
específicos:
*
Conhecer os tipos de frutas que nascem de plantas rasteiras;
*
Observar as diferenças de frutas e das plantas que elas nascem;
*
Observar a textura, sabor de diferentes tipos de frutas;
*
Aprender o que é necessário para uma planta nascer saudável;
*
Observar as diferenças entre as sementes das frutas.
*Será
que as frutas de chão têm as mesmas sementes das que nascem de árvores?
TÍTULO DO TRABALHO
DA HORTA PARA O PRATO: ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA NA ESCOLA É POSSÍVEL.
Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto
que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo
que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o
desejo de aprender mais sobre hortas.
Problema: É possível cultivar uma horta na
escola?
Objetivo
Geral: Conhecer como podemos cultivar uma
horta com alimentos orgânicos no espaço escolar
Objetivos
específicos:
*
Conhecer os tipos de legumes, verduras e frutas que se plantam em uma horta;
*
Observar as diferenças de legumes e hortaliças
*
Observar a textura, sabor de diferentes tipos de hortaliças;
*
Aprender o que são tubérculos;
*
Descobrir como podemos reaproveitar os alimentos produzidos na horta não
desperdiçando as folhas;











Fernanda
ResponderExcluirVocê contemplou as atividades que estavam em aberto.Apresentou o desenvolvimento do seu projeto.
Para delinear teu projeto no plano de ação e uma perspectiva de mais avanços é importante ter em mente o período que fará a visita sobre robôs e também poderia pedir aos alunos que imaginem como acham que se constroe e depois faz comparações com a visita na escola(robôs).