Aluna Fernanda Oliveira



Semana 1: Quadro comparativo dos tipos de projetos e análise do eixo IV.


Projeto de Trabalho

Projetos de Aprendizagem
Base Teórica
Vigotzky: importância das relações sociais no desenvolvimento.
Piaget: compreender é transformar-se e dar-se conta das leis de transformação.
Escolha do tema
Os alunos partem de suas experiências ou outros projetos já realizados. O professor pode sugerir temas necessários.
Os alunos partem de suas curiosidades, estimulados pelo professor.
Professor
Deixa claro o fio condutor e delimita os conteúdos e atividades define o que os alunos vão aprender com o projeto.
Assume a postura de orientador desafiador do processo; articula as adaptações de recursos tecnológicos;
Aluno
Realiza índices que vão ser explorados;
Busca informações e ordena conforme a realização do projeto;
É responsável pela sua aprendizagem.
Estabelece certezas provisórias e dúvidas temporárias;
Passa por buscas e socializa os saberes;
Organiza e desenvolve as etapas do projeto;
Autonomia na sua aprendizagem;

Tecnologia da informação e comunicação
Vistas como transformação do ambiente que se inserem.
Os projetos objetivam compreender as informações provenientes desta fonte.
Principal recurso para desenvolver o projeto;
Uma transformação do mundo a ser explorado na sala de aula, como aspecto fundamental de construção das aprendizagens.
Experiência
Ciências naturais e sociais e as vezes em outras áreas;
Aborda todas as disciplinas e desestrutura o sistema curricular;
Organização
Um cronograma determina as datas  e os conteúdos e atividades tudo previamente
Processo aberto de acordo com o desenvolvimento individual e coletivo.
Conteúdos
Previamente determinado e geralmente vinculado as Ciências naturais e sociais
Surgem durante o desenvolvimento da Pesquisa;
Explora a capacidade de continuar aprendendo.




Este quadro comparativo fora realizado para contemplar a atividade reflexiva da tarefa inicial desta Interdisciplina.
No EIXO 4 iniciamos o trabalho com os PAs de modo muito novo sem muito conhecimento inicialmente fizemos uma reflexão acerca de perguntas que gostaríamos de fazer e nunca fizemos.
Por aproximação o grupo em que fiquei ficou com a temática: A origem do Mundo onde a partir deste assunto refletimos sobre as teorias em que se sustentavam as explicações sobre a origem do Universo.
Nosso grupo então a partir deste tema elencou as dúvida e certezas para o tema e após o plano de ação. Não colocamos em prática com os alunos o PA mas, conseguimos realizar uma pesquisa com um representante dos dois temas que estávamos estudando sendo esta entrevista gravada.

https://youtu.be/xweYMIj2zik

Projetos de Aprendizagem: 
Perguntas (Meta 1)
Escola: Adolfina J. Diefenthaler
Turma: 1º ano do Ensino Fundamental.
Tema do PA:  Hortas e Robôs.

A turma do 1º ano B é composta por um grupo de 15 alunos com a idade de seis anos que estão bastante envolvidos em sua caminhada de aquisição da linguagem escrita.
Em sua maioria estão ainda na fase pré-silábica não fazendo registros escritos compreensíveis sobre o que pensam, porém conseguem fazer através da oralidade apontamentos reflexivos sobre os temas que pretendem estudar.

OBJETIVOS:
Realizar a meta 1;
Elencar com os alunos os temas a serem pesquisados no Projeto de Aprendizagem;
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Mês de abril de 2017
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
Organização e análise das perguntas e dos grupos de alunos dos Projetos de Aprendizagem.
ATIVIDADES REALIZADAS
A professora em uma conversa com os alunos explicou que faríamos um trabalho de pesquisa sobre algum tema de estudo da curiosidade deles.
Depois disse anotei no quadro as sugestões e elegemos as ideias principais: HORTAS E ROBÔS.




Como percebe-se nas imagens depois de conversarmos sobre o que queriam estudar e pesquisar, partimos para uma caminhada pela escola a fim de reconhecermos mais este espaço já com um olhar mais reflexivo sobre o melhor lugar que poderíamos utilizar para o plantio da nossa horta.

 Projetos de Aprendizagem: Dúvidas e Certezas (Meta 2)


METAS
Realizar a meta 2:
OBJETIVOS
Estipular as dúvidas e certezas a repeito do tema escolhido pela turma;
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Maio de 2017
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
A atividade foi realizada em sala de aula e utilizei o quadro para fazer o registro.
ATIVIDADES REALIZADAS
Dúvidas:
  1. Como construir um robô?
  2. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
  3. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
  4. Tem como colocar um espantalho na horta?
  5. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
  6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
Certezas:
  1. Nós precisamos de muitas peças para construir um robô.
  2. As tias da cozinha utilizam muitos temperos para cozinhar para muitas crianção então elas iriam gostar de colher os temperos perto da cozinha;
  3. Podemos fazer uma cisterna que coleta a água da chuva e colocar um dinossauro ao redor.
  4. Os espantalhos ajudam a assustar os passarinhos e eles não comerão os temperinhos;
  5. Quem pode saber se vai chover ou não são os meteorologistas que cuidam do tempo, mas podem existir outras formas de cuidar se vai chover.
  6. A partir deste levantamento partimos pra conhecer melhor os ambientes da escola e pensar o melhor lugar para a construção da horta.


Projetos de Aprendizagem: Mapa Conceitual (Meta 3)
Proposta Metodológica: Meta/etapa 3: Construção do mapa conceitual coletivo com base nos conhecimentos prévios. (Discussão sobre os mapas e publicação no blog) na 7ª semana. Apresentação das perguntas/dúvidas, certezas e mapas (Encontro Presencial). Discussão nos fóruns da Meta/etapa 2.


Nesta meta foi muito interessante poder fazer uma reflexão tão complexa com alunos de !º ano...muitas vezes subestimamos os seus conhecimentos e pensamos que é necessário que somente nós educadores possamos transmitir os saberes mas eles estão aí nos provando o contrário.
Os alunos então ao fazerem o mapa conceitual não enfatizaram tanto a questão dos robôs mas sim o que se refere as hortas e ao plantio.
Depois de elencarmos os conhecimentos através do mapa conceitual já começamos a chamar as família para nos ajudarem na produção da horta.



Trabalhos em grupo:
Os alunos foram divididos em grupos e algumas temáticas foram sendo lançadas que inicialmente não estavam no planejamento de pesquisa.
Sendo assim organizamos esses grupos de pesquisa e os alunos com a ajuda dos pais vão trazendo os temas para estudo e materiais para pesquisa.


Para sistematizar a pesquisa criamos um diário de campo para que nele cada grupo possa inserir os conhecimentos que vem sendo produzidos.


Projetos de Aprendizagem: 
Planos de Ação (Meta 4)
Proposta Metodológica: Meta/etapa 4: Elaboração e acompanhamento dos planos
de ação com os alunos. Discussão nos fóruns da Meta/etapa 3.
( O PLANO DE AÇÃO AINDA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO)
O QUÊ?
COMO?
QUANDO?
OBSERVAÇÕES
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?






Projetos de Aprendizagem: 
Construção do Relatório (Meta 5)
Proposta Metodológica: Registro e análise do andamento dos planos de ação. Discussão nos fóruns da Meta/etapa 4. Meta/etapa 5: Construção de relatório síntese do processo (atividade avaliativa para apresentação final). Discussão nos fóruns da meta/etapa 5 (final).


Relatório final dos PAs grupo 3

           Chegamos ao final de nossa caminhada do semestre e com ela encerramos também nossas vivências nos PAs. Os desafios foram inúmeros, mas sabemos que na mesma proporção o crescimento obtido por todas nós.
Trabalhar tantas possibilidades foi bastante difícil no ponto de vista das trocas no nosso grupo, mas, tentamos realizar a interligação nos temas na medida do possível.
Nossos projetos foram desenvolvidos com as turmas das respectivas participantes do grupo, onde cada professora desenvolveu seu próprio projeto de acordo com o planejamento da escola, acreditamos que obtivemos grande sucesso no desenvolver dessa atividade, pois o aprendizado de nossos alunos foi muito rico, através de pesquisas, saídas de campos, material didático, até mesmo com a ajuda de seus familiares buscamos o conhecimento.
            Conseguimos incentiva-los a participar, trazendo suas duvidas e certezas, (evidenciadas através dos quadros de dúvidas e certezas) buscando através do levantamento de materiais, do planejamento, da mobilização das turmas, sanadas dificuldades encontradas.
             O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
         Nossas práticas pedagógicas, levaram em consideração  a relação da criança com a escola, a idade delas,  a realidade de cada comunidade escolar, interagindo com a família, com a sociedade , adquirindo saberes,  desde educação infantil,  criando estratégias para o aprendizado coletivo seguimos no desenvolvimento dos projetos .
          Assim  planejamos cada projeto, dando as crianças  oportunidades de realizarem as atividades propostas com  recursos disponíveis  e individuais, dispostos no ambiente escolar,  e em casa, surgindo ai a construção dos mapas execução dos conceituais para a projetos.
         Os  mapas  conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito  importante,  permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações,  a partir  de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações ,  organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
O desenvolvimento das metas não seguiu sempre o planejamento inicial tendo sempre em cada passo um novo seguimento.
As crianças pequenas possuíam algumas ideias iniciais sobre o tema hortas e robôs, mas com o desenvolvimento dos trabalhos e a inviabilidade do desenvolvimento da pesquisa sobre os Robôs não foi possível dar este seguimento na pesquisa, porém outros temas surgiram.
Uma das crianças ao longo das discussões em sala de aula questionava o abacaxi é do chão ou da árvore? A partir dessa discussão a pesquisa nos grupos tomou outro rumo especificando três temas para a pesquisa: “Comendo frutas do pé, você sabe qual é?”, “ Do chão também nascem frutas. Vamos descobrir quais são?” Da horta para o prato: alimentação orgânica na escola é possível.”

Os alunos desta faixa etária ainda não possuem autonomia para realizarem sozinhos, uma pesquisa de grupos, com a profundidade bibliográfica que exigiria, então oferecemos momentos de pesquisa nas aulas de informática, ou com a parceria das famílias ao trazerem materiais e recortes sobre os temas.
As turmas de ambas as escolas produziram materiais finais em seus níveis de apresentação: os bebês com as almofadas e os alunos maiores com a plantação de hortas e a participação na feira de iniciação científica.
A participação dos projetos de aprendizagem traz ao estudante uma apropriação ao que está sendo estudado diferente do que se o conteúdo viesse em uma linha vertical professor x aluno.
“O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.”

Observamos que poderíamos dar ainda continuidade aos estudos visto que, alguns itens colocados no plano de ação não foram aplicados a tempo. Precisaríamos ter mais tempo para complementar e aprofundar os estudos.

TÍTULO DO TRABALHO
COMENDO FRUTAS DO PÉ. VOCÊ SABE QUAL É?

Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o desejo de aprender mais sobre hortas.
A partir das discussões e abordagens do tema horta outras discussões surgiram sendo que o trabalho fora dividido em outras temáticas. Nesta abordagem que segue visamos buscar as respostas para a pergunta: "Quais as frutas nascem de árvores?" Sendo assim os alunos pesquisaram sobre a diferenciação dos tipos de frutas que nascem do chão e de árvores assim como, compreenderam os tipos de vegetais, legumes e frutas que estão presentes nas hortas.
Problema: Quais as frutas que nascem de árvores?
Objetivo Geral: Conhecer as frutas que nascem de árvores e sua importância para uma vida mais saudável.
Objetivos específicos:
* Conhecer os tipos de frutas que nascem de árvores;
* Observar as diferenças de frutas e das árvores que elas nascem;
* Listar as frutas e os nomes das árvores;
* Observar a textura, sabor de diferentes tipos de frutas;
* Aprender o que é necessário para uma árvore nascer saudável;
* Observar as diferenças entre as sementes das frutas.
Metodologia: Os alunos serão organizados em grupos e terão um diário de campo para fazerem a organização dos saberes.
Utilizaremos as aulas de informática para acesso a pesquisa via internet além da participação das famílias para trazerem recortes de imagens, sementes e demais recursos necessários.
Conclusões: Os alunos ao longo de todo o projeto tem observado que existem diferenças entre as frutas que nascem de árvores e as que nascem do chão e perceberam que existem legumes que na verdade são frutas e não somente considerados vegetais das hortas.
As atividades continuarão em andamento e sendo desenvolvidas à medida que seja do desejo dos alunos, pois, percebe-se que tem o desejo de ampliar estes conhecimentos aliando ao uso da robótica nos espaços de horta escolar.

TÍTULO DO TRABALHO
DO CHÃO TAMBÉM NASCEM FRUTAS. VAMOS DESCOBRIR QUAIS SÃO?

Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o desejo de aprender sobre as frutas que nascem do chão.
Em suas conversas os alunos se perguntavam se o abacaxi nascia de uma árvore ou do chão e assim construíam as suas hipóteses a respeito do tipo de árvores que nascem as frutas.
Problema: Quais as frutas que nascem do chão?
Objetivo Geral: Conhecer as frutas que nascem de plantas rasteiras e sua importância para uma vida mais saudável.
Objetivos específicos:
* Conhecer os tipos de frutas que nascem de plantas rasteiras;
* Observar as diferenças de frutas e das plantas que elas nascem;
* Observar a textura, sabor de diferentes tipos de frutas;
* Aprender o que é necessário para uma planta nascer saudável;
* Observar as diferenças entre as sementes das frutas.
*Será que as frutas de chão têm as mesmas sementes das que nascem de árvores?


TÍTULO DO TRABALHO
DA HORTA PARA O PRATO: ALIMENTAÇÃO ORGÂNICA NA ESCOLA É POSSÍVEL.

Justificativa: O tema de vida saudável é um assunto que está sempre em discussão entre os alunos e professora desta série sendo que, ao nos depararmos com a escolha do tema a ser estudado, evidenciaram o desejo de aprender mais sobre hortas.
Problema: É possível cultivar uma horta na escola?
Objetivo Geral: Conhecer como podemos cultivar uma horta com alimentos orgânicos no espaço escolar
Objetivos específicos:
* Conhecer os tipos de legumes, verduras e frutas que se plantam em uma horta;
* Observar as diferenças de legumes e hortaliças
* Observar a textura, sabor de diferentes tipos de hortaliças;
* Aprender o que são tubérculos;
* Descobrir como podemos reaproveitar os alimentos produzidos na horta não desperdiçando as folhas;


Comentários

  1. Fernanda
    Você contemplou as atividades que estavam em aberto.Apresentou o desenvolvimento do seu projeto.
    Para delinear teu projeto no plano de ação e uma perspectiva de mais avanços é importante ter em mente o período que fará a visita sobre robôs e também poderia pedir aos alunos que imaginem como acham que se constroe e depois faz comparações com a visita na escola(robôs).

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