A Pedagogia de Projetos
A Pedagogia de
Projetos...(resumo) eixo V
A escola objetiva
formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar
este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser
despertada desde a Educação Infantil. Ai entra a “Pedagogia de Projetos” que é uma metodologia de trabalho educacional com
o objetivo de organizar, e construir conhecimentos em torno de metas previamente
definidas, entre alunos e professores.
O projeto deve ser
considerado um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar
vida aos conteúdos educacionais, tornando
a escola mais atraente e significativa, acabando com o tradicional, onde se decide e define o conteúdo e as tarefas a
serem desenvolvidas, valorizando aquilo que os alunos já sabem e respeitando o
que desejam aprender naquele momento.
Na Pedagogia de
Projetos, as atividades são determinantes na construção do saber onde sujeito, nunca está sozinho ou isolado, ele age
em constante interação com o mundo ao seu redor. Segundo Paulo Freire:
"o trabalho do
professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo
mesmo".
O papel do
educador, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem
significativa. Mas é fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes
que façam com que os alunos pensem a respeito do conhecimento que espera
construir, pois uma das principais tarefas do educador não é apenas fazer o
aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
O importante no trabalho com projetos não é a
origem do tema, mas saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse
do grupo e não apenas de alguns alunos, ou do professor, o estudo deverá envolver a todos de maneira
ativa e participativa nas suas diferentes etapas.
É importante
perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões
próprias, cujos conhecimentos e habilidades são adquirido através de suas experiências, com o meio, e de sua participação ativa na resolução de
problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os
educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:
A primeira delas é
a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos
pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se
instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos
alunos para a montagem do projeto.
Em seguida, a preparação e o planejamento;
nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais,
estratégias, coleta do material de pesquisa, definição do tempo de duração do projeto, e
como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve,
elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os
conhecimentos prévios sobre o tema (o
que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do
tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema,
objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas
atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a
formação do autoconceito positivo.
Execução ou desenvolvimento; nesta etapa ocorre a realização das atividades planejadas,
com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do
saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar
possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente,
relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do
tema.
E enfim, a apreciação final, na qual é
necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando oportunidade ao aluno de verbalizar seus
sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo, a turma organiza,
constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente;
o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo
e emocional.
Postado por: Roselane Lannes
turma: c
O texto faz uma boa retomada da proposta da pedagogia de projetos, das aprendizagens construídas de forma coletiva, com base na pesquisa e na expansão das redes de significação e conhecimentos.
ResponderExcluirOs textos da semana 3-4 podem auxiliar a embasar e aprofundar a análise das etapas do Projeto de Aprendizagem.
Abraços.