A Pedagogia de Projetos

          
                                A Pedagogia de Projetos...(resumo) eixo V

      A escola objetiva formar cidadãos autônomos e participativos na sociedade. Para conseguir formar este cidadão, é preciso desenvolver nos alunos a autonomia, a qual deve ser despertada desde a Educação Infantil. Ai entra a “Pedagogia de Projetos” que  é uma metodologia de trabalho educacional com o objetivo de organizar, e construir  conhecimentos em torno de metas previamente definidas, entre alunos e professores.
          O projeto deve ser considerado um recurso, uma ajuda, uma metodologia de trabalho destinada a dar vida aos conteúdos educacionais,  tornando a escola mais atraente e significativa,  acabando com o  tradicional, onde se  decide e define o conteúdo e as tarefas a serem desenvolvidas, valorizando aquilo que os alunos já sabem e respeitando o que desejam aprender naquele momento.
           Na Pedagogia de Projetos, as  atividades são  determinantes na construção do saber onde  sujeito, nunca está sozinho ou isolado, ele age em constante interação com o mundo ao seu redor. Segundo Paulo Freire:
"o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo".
          O papel do educador, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. Mas é fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam com que os alunos pensem a respeito do conhecimento que espera construir, pois uma das principais tarefas do educador não é apenas fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
         O  importante no trabalho com projetos não é a origem do tema, mas saber estimular o trabalho a fim de que se torne interesse do grupo e não apenas de alguns alunos, ou do professor,  o estudo deverá envolver a todos de maneira ativa e participativa nas suas diferentes etapas.
         É importante perceber a criança como um ser em desenvolvimento, com vontade e decisões próprias, cujos conhecimentos e habilidades são adquirido através de  suas experiências, com o meio, e  de sua participação ativa na resolução de problemas e dificuldades. Por isso, ao desenvolver um projeto de trabalho, os educadores devem estar cientes que algumas etapas devem seguidas:
         A primeira delas é a intenção, na qual o professor deve organizar e estabelecer seus objetivos pensando nas necessidades de seus alunos, para posteriormente se instrumentalizar e problematizar o assunto, direcionando a curiosidade dos alunos para a montagem do projeto.
          Em seguida, a preparação e o planejamento; nesta segunda etapa, planeja-se o desenvolvimento com as atividades principais, estratégias, coleta do material de pesquisa,  definição do tempo de duração do projeto, e como será o fechamento do estudo do mesmo. Ainda nesta fase, o professor deve, elaborar com os alunos a diagnose do projeto que consiste em registrar os conhecimentos prévios sobre o tema (o que já sabemos), as dúvidas, questionamentos e curiosidades a respeito do tema (o que queremos saber) e onde pesquisar sobre o tema, objetivando encontrar respostas aos questionamentos anteriores (como descobrir). Essas atividades prestam-se a valorizar o esforço infantil, contribuindo para a formação do autoconceito positivo.
          Execução ou desenvolvimento; nesta etapa  ocorre a realização das atividades planejadas, com a participação ativa dos alunos, pois eles são sujeitos da produção do saber e, afinal, ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua construção. É interessante realizar, periodicamente, relatórios parciais orais ou escritos a fim de acompanhar o desenvolvimento do tema.
         E enfim, a apreciação final, na qual é necessário avaliar os trabalhos que foram programados e desenvolvidos, dando  oportunidade ao aluno de verbalizar seus sentimentos sobre o desenrolar do projeto, desse modo, a turma organiza, constrói saberes e competências, opina, avalia e tira conclusões coletivamente; o que promove crescimento tanto no âmbito cognitivo, quanto no social, afetivo e emocional.


Postado por: Roselane Lannes
turma: c

Comentários

  1. O texto faz uma boa retomada da proposta da pedagogia de projetos, das aprendizagens construídas de forma coletiva, com base na pesquisa e na expansão das redes de significação e conhecimentos.
    Os textos da semana 3-4 podem auxiliar a embasar e aprofundar a análise das etapas do Projeto de Aprendizagem.
    Abraços.

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