Síntese META 4
A
aprendizagem por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA) trata-se
de uma metodologia construtivista, tem como foco o interesse do aluno e a
aprendizagem do mesmo ocorrem por meio da pesquisa e colaboração. Essa
metodologia proporciona novas maneiras de ensinar e aprender. Onde a troca é
fundamental.
“na metodologia de Projetos de Aprendizagem,
baseados em problemas, quem escolhe o tema a ser investigado são os estudantes
e os professores. Ele é gerado pelos conflitos, pelas perturbações dos
envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. A questão a ser
pesquisada deve ter, como ponto de partida, a curiosidade, as dúvidas, as
indagações, o desejo e a vontade, pois a motivação é intrínseca, própria do
sujeito que aprende. As decisões são hierárquicas e não impostas pelo
professor.” (SCHLEMMER, 2001 apud LILJA e MORAES, 2012).
A citação acima, colabora para
embasar teoricamente a experiência empírica e teórica que foi desenvolvida com as alunas voluntárias
da graduação de Letras Espanhol durante as atividades que as mesmas
desenvolveram e foram descritas ao longo das metas. E o Plano de Ação contextualizou de uma maneira
geral tudo que foi desenvolvido e mediado durante esse processo do projeto de
aprendizagem com a temática da Literatura na Escola, organizando todos os
passos que foram realizados ao longo do PA.
Referência:
LILJA,
S. R.; MORAES, M. C. Projetos de
Aprendizagem e Tecnologias Digitais: experiências que potencializam o processo
de alfabetização. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão
do Curso (Especialização) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas
a Educação, FURG, Rio Grande, 2012. Disponível
em < http://www.uab.furg.br/pluginfile.php/73314/mod_page/content/6/tcc_alfabetizacao_sheila.pdf
> Acesso em:agostol, 2017.
Aline
ResponderExcluirA atividade apresentada, não contemplou os objetivos da atividade, a síntese deve ser analítica e reflexiva, com base no teu plano de ação desenvolvido.
Att Luciane Machado