Relatório Final -Meta 5
PROJETOS DE APRENDIZAGEM:
RELATÓRIO FINAL(Meta 5)
Nome: Aline Bernardi Capriolli
Quadro Referencial sobre o Plano de
Ação:
|
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
|
Meta 1 - Questões de
Pesquisa
|
Levantar os temas
de interesse e as questões de pesquisa, a fim de desenvolver um Projeto de
Aprendizagem com duas alunas voluntárias da licenciatura de Letras Espanhol.
|
28/04 a 30 /04
|
Criei um grupo no
whatsapp para explicar para alunas como seria uma PA.
Explicação sobre o que seria um PA.
Reflexão coletiva
da dupla.
|
1ª Conversa
informal com as alunas pelo Whatsapp, explicando sobre o desenvolvimento de
um PA;
2ª Enviei textos e
links com explicação de como se realizaria um PA;
3ª Tirei dúvidas
das alunas por mensagens escritas e áudios no celular;
4ª As alunas depois
das explicações tiveram um dia para pensar numa temática e informar por
mensagem o que iriam pesquisar.
Obs: As
alunas como relatei na síntese da meta 1 estavam em recesso, pois a
universidade fez greve .
|
|
Meta 2 - Dúvidas e
Certezas
|
Elaborar um quadro de
Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem
validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.
|
20/07
|
As alunas no
laboratório de informática foram desafiadas a elaborarem um quadro com suas
dúvidas e certezas sobre a temática que elas escolheram.
PA Literatura na Escola
|
1º Elaboração
do quadro com dúvidas e certezas;
2º Pesquisa sobre a
temática;
3º Exposição das dúvidas e pergunta da dupla.
|
|
Meta 3 – Mapa
Conceitual
|
Construir, com
os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA,
ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.
|
27/07
|
Conversei com as alunas sobre o tema do PA que as
mesmas pensaram em desenvolver e solicitei para que as mesmas organizarem um
mapa conceitual sobre a temática.
|
1º Criação do
Mapa conceitual.
|
|
Meta 4 – Plano de
Ação
|
Elaborar o Plano de
Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver,
a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único
documento.
|
01/08
|
Dialogar
sobre todas as atividades realizadas.
Avaliar como se
desenvolveu as atividades propostas.
|
1º Elaborar quadro
com dúvidas e certezas;
2º Pesquisa sobre a
temática;
3º Expor suas
dúvidas e perguntas;
4ºCriação do Mapa
conceitual.
|
|
Meta 5 - Relatório
|
Desenvolver, com
base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no
PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
|
04/08
|
|
1º Síntese reflexiva postada no moodle e no
blog.
|
A aprendizagem
por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA) trata-se de uma
metodologia construtivista, tem como foco o interesse do aluno e a aprendizagem
do mesmo ocorrem por meio da pesquisa e colaboração. Essa metodologia
proporciona novas maneiras de ensinar e aprender. Onde a troca é fundamental.
“na metodologia de Projetos de Aprendizagem,
baseados em problemas, quem escolhe o tema a ser investigado são os estudantes
e os professores. Ele é gerado pelos conflitos, pelas perturbações dos
envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. A questão a ser
pesquisada deve ter, como ponto de partida, a curiosidade, as dúvidas, as
indagações, o desejo e a vontade, pois a motivação é intrínseca, própria do
sujeito que aprende. As decisões são hierárquicas e não impostas pelo
professor.” (SCHLEMMER, 2001 apud LILJA e MORAES, 2012).
A
citação acima, colabora para embasar teoricamente a experiência empírica e
teórica que foi desenvolvida com as
alunas voluntárias da graduação de Letras Espanhol durante as atividades que as
mesmas desenvolveram e foram descritas ao longo das metas. E o Plano de Ação
contextualizou de uma maneira geral tudo que foi desenvolvido e mediado durante
esse processo do projeto de aprendizagem com a temática da Literatura na
Escola, organizando todos os passos que foram realizados ao longo do PA.
Analisando
o processo do trabalho desenvolvido foi possível perceber que aprendi muito com
os desafios encontramos e minhas alunas também aprenderam desenvolver o
conhecimento de uma maneira autônoma e colaborativa, tanto com os alunos,
quanto com em dupla. Encontrei algumas dificuldades, quanto ao tempo de
executar com elas as ações necessárias para o PA, mas ficou um desafio em
novamente desenvolver outro PA com outros alunos. E relacionando o projeto de
aprendizagem das minhas alunas com as atividades desenvolvidas com os alunos
das minhas colegas, percebo que meu projeto teve facilidade, pois minhas alunas
possuem autonomia para realizar aquilo que era proposto. Analisando
criticamente, percebo que com crianças pequenas nossos desafios são maiores e bem
específicos.
Cada meta teve uma função diferente
para fomentar a reflexão e questionar os procedimentos que seriam adotados ao
longo do PA que a dupla de alunas voluntárias pensou em desenvolver, também um exercício reflexivo
para quem mediou esse processo pedagógico, no caso eu e minhas colegas em seus
respectivos PA’ s.
Refletindo sobre o papel
da escola e sobre a aprendizagem por projetos de aprendizagem é possível
fomentar a participação ativa e autônoma de nossos alunos, diferentemente no
nível escolar em que eles se encontram. A pedagogia desenvolvida por meio de
projetos, desperta o conhecimento através de uma metodologia que tem como
objetivo organizar e construir possibilidades de conhecimentos com metas/passos
pré definidos, não só entre alunos, como também entre professores.
Nosso papel como educador é
fomentar e atuar como mediador nesse processo de aprendizagens significativas
em nossas escolas. Pois,segundo
Hernandez , “Com isso, a cultura escolar adquire a função de refazer e
de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os significados
mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos históricos
dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre as portas para
compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).”
Referência:
HERNANDEZ,
F. Transgressão e mudança na educação:
os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
LILJA,
S. R.; MORAES, M. C. Projetos de
Aprendizagem e Tecnologias Digitais: experiências que potencializam o processo
de alfabetização. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão
do Curso (Especialização) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas
a Educação, FURG, Rio Grande, 2012. Disponível
em< http://www.uab.furg.br/pluginfile.php/73314/mod_page/content/6/tcc_alfabetizacao_sheila.pdf
> Acesso em:agostol, 2017.
Comentários
Postar um comentário