Relatório Final -Meta 5


  PROJETOS DE APRENDIZAGEM: RELATÓRIO FINAL(Meta 5)

Nome:  Aline Bernardi Capriolli

Quadro Referencial sobre o Plano de Ação: 
METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 - Questões de Pesquisa
Levantar os temas de interesse e as questões de pesquisa, a fim de desenvolver um Projeto de Aprendizagem com duas alunas voluntárias  da licenciatura de Letras Espanhol. 
28/04 a 30 /04
Criei um grupo no whatsapp para explicar para alunas como seria uma PA.
 Explicação sobre o que seria um PA.

Reflexão coletiva da dupla.


1ª Conversa informal com as alunas pelo Whatsapp, explicando sobre o desenvolvimento de um PA;
2ª Enviei textos e links com explicação de como se realizaria um PA;

3ª Tirei dúvidas das alunas por mensagens escritas e áudios no celular;
4ª As alunas depois das explicações tiveram um dia para pensar numa temática e informar por mensagem o que iriam pesquisar.
  Obs: As alunas como relatei na síntese da meta 1 estavam em recesso, pois a universidade fez greve .
Meta 2 - Dúvidas e Certezas
Elaborar um quadro de Conhecimentos, contendo dúvidas a serem esclarecidas e certezas a serem validadas, mediante atividades de pesquisa e aprofundamento.

 20/07
 As alunas no laboratório de informática foram desafiadas a elaborarem um quadro com suas dúvidas e certezas sobre a temática que elas escolheram.
PA Literatura na Escola
 1º Elaboração do  quadro com dúvidas e certezas;

2º Pesquisa sobre a temática;

3º Exposição das  dúvidas e pergunta da dupla.
Meta 3 – Mapa Conceitual
Construir, com os/as alunos/as um Mapa Conceitual sobre um dos temas trabalhados no PA, ensinando-as a sintetizar e relacionar aprendizagens.

27/07 
 Conversei com as alunas sobre o tema do PA que as mesmas pensaram em desenvolver e solicitei para que as mesmas organizarem um mapa conceitual sobre a temática.
 1º Criação do Mapa conceitual.

Meta 4 – Plano de Ação
Elaborar o Plano de Ação retomando todas as etapas/metas já desenvolvidas e as atividades por desenvolver, a fim de integralizar o planejamento e a execução do PA em um único documento.

01/08 
 Dialogar sobre todas as atividades realizadas.

Avaliar como se desenvolveu as atividades propostas.
1º Elaborar quadro com dúvidas e certezas;

2º Pesquisa sobre a temática;

3º Expor suas dúvidas e perguntas;

4ºCriação do Mapa conceitual.
Meta 5 - Relatório
Desenvolver, com base no Plano de Ação, análises e reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina.
04/08 

 1º Síntese reflexiva postada no moodle e no blog.

A aprendizagem por meio da metodologia de Projetos de Aprendizagem (PA) trata-se de uma metodologia construtivista, tem como foco o interesse do aluno e a aprendizagem do mesmo ocorrem por meio da pesquisa e colaboração. Essa metodologia proporciona novas maneiras de ensinar e aprender. Onde a troca é fundamental.
 “na metodologia de Projetos de Aprendizagem, baseados em problemas, quem escolhe o tema a ser investigado são os estudantes e os professores. Ele é gerado pelos conflitos, pelas perturbações dos envolvidos, num determinado contexto, em seu ambiente de vida. A questão a ser pesquisada deve ter, como ponto de partida, a curiosidade, as dúvidas, as indagações, o desejo e a vontade, pois a motivação é intrínseca, própria do sujeito que aprende. As decisões são hierárquicas e não impostas pelo professor.” (SCHLEMMER, 2001 apud LILJA e MORAES, 2012).
            A citação acima, colabora para embasar teoricamente a experiência empírica e teórica  que foi desenvolvida com as alunas voluntárias da graduação de Letras Espanhol durante as atividades que as mesmas desenvolveram e foram descritas ao longo das metas. E o Plano de Ação contextualizou de uma maneira geral tudo que foi desenvolvido e mediado durante esse processo do projeto de aprendizagem com a temática da Literatura na Escola, organizando todos os passos que foram realizados ao longo do PA.
Analisando o processo do trabalho desenvolvido foi possível perceber que aprendi muito com os desafios encontramos e minhas alunas também aprenderam desenvolver o conhecimento de uma maneira autônoma e colaborativa, tanto com os alunos, quanto com em dupla. Encontrei algumas dificuldades, quanto ao tempo de executar com elas as ações necessárias para o PA, mas ficou um desafio em novamente desenvolver outro PA com outros alunos. E relacionando o projeto de aprendizagem das minhas alunas com as atividades desenvolvidas com os alunos das minhas colegas, percebo que meu projeto teve facilidade, pois minhas alunas possuem autonomia para realizar aquilo que era proposto. Analisando criticamente, percebo que com crianças pequenas nossos desafios são maiores e bem específicos.
            Cada meta teve uma função diferente para fomentar a reflexão e questionar os procedimentos que seriam adotados ao longo do PA que a dupla de alunas voluntárias pensou  em desenvolver, também um exercício reflexivo para quem mediou esse processo pedagógico, no caso eu e minhas colegas em seus respectivos PA’            s.
          Refletindo sobre o papel da escola e sobre a aprendizagem por projetos de aprendizagem é possível fomentar a participação ativa e autônoma de nossos alunos, diferentemente no nível escolar em que eles se encontram. A pedagogia desenvolvida por meio de projetos, desperta o conhecimento através de uma metodologia que tem como objetivo organizar e construir possibilidades de conhecimentos com metas/passos pré definidos, não só entre alunos, como também entre professores.
            Nosso papel como educador é fomentar e atuar como mediador nesse processo de aprendizagens significativas em nossas escolas.  Pois,segundo Hernandez , Com isso, a cultura escolar adquire a função de refazer e de renomear o mundo e de ensinar os alunos a interpretar os significados mutáveis com que os indivíduos das diferentes culturas e tempos históricos dotam a realidade de sentido. Ao mesmo tempo que lhes abre as portas para compreender suas concepções e as de quem os rodeiam. (HERNANDEZ, 1998, p.28).”

Referência:
HERNANDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.


LILJA, S. R.; MORAES, M. C. Projetos de Aprendizagem e Tecnologias Digitais: experiências que potencializam o processo de alfabetização. Monografia apresentada como pré-requisito para conclusão do Curso (Especialização) em Tecnologias da Informação e Comunicação aplicadas a Educação, FURG, Rio Grande, 2012. Disponível   em< http://www.uab.furg.br/pluginfile.php/73314/mod_page/content/6/tcc_alfabetizacao_sheila.pdf >  Acesso em:agostol, 2017.

Comentários