O PLANO DE AÇÃO



O PLANO DE AÇÃO

                                     Por Simone Conceição da Silva


METAS
OBJETIVOS
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
ATIVIDADES REALIZADAS
Meta 1 Questões de pesquisa

Apresentar os alunos  do primeiro ano o tema de uma pesquisa , afim de desenvolver  um Projeto  de aprendizagem levar  suas curiosidades,
em relação a este tema, explicando-lhes a importância de saber a origem dos alimentos e a possibilidade de se fazer uma horta na escola.
07/abril/2017
Á
04/maio/2017

Desenvolvimento do Projeto:

A turma do primeiro ano é composta por 18 alunos e a maioria na fase pré-silábica, iniciamos o projeto de aprendizagem com a investigação a origem dos alimentos e a curiosidade desta origem surgem o projeto que chamamos " a Criação do mundo e tudo que existe nele"  as dúvidas surgiam com o seguinte questionamento:  Como tudo no mundo passou a existir e com a música O AUTOR DA CRIAÇÃO - cd Crianças diante do trono  https://www.youtube.com/watch?v=HLeY0BhFA9I
Duvidas
- Quem foi plantada  primeiro a flor ou a árvores? Não né!
- Eu vi meu pai disse que os  pássaros carrega as sementes que deixa cair na terra e assim nasce as plantas?  Mas planta é árvore? ou árvore mesmo?
- Eu gosto de comer cenoura mas  ela não é verdura tem folha mas é legume! Professora pergunta quem come legumes e quem come verduras?
- Reconhecendo os espaços da escola o pátio e suas árvores, jardim  a grama e seus cuidados para manter-se viva e verde etc

- após escutar a música e coreografar cada aluno conta o que sabe sobre a origem de cada alimento e sua importância;
- atividade identificar os animais aquáticos, terrestre e aves;
- dobraduras de alguns animais;
- recorte e colagem :- natureza árvore e flores usando tampinha pet e copo descartável e palito de churrasco, animais domésticos gato, aves, peixes
-usando panfleto do supermercado;
- com o auxilio da professora escrever no quadro curiosidades e com o auxilio da família responder dando inicio  a pesquisa.
Meta 2 Dúvidas e Certezas
Organizar(dúvidas) perguntas agora em uma tabela  escrita no quadro foi organizada por classificação dos alimentos:  carnes, legumes, vegetais, grãos etc
- Trazer de casa garrafas pet para fazer os vasinhos onde será  plantada as mudas de alface,
- Plantar na terra transferindo para horta no pátio da escola.

Levando em conta a faixa etária da turma, pois se trata de uma turma do primeiro ano iniciamos com a seguinte reflexão  A importância de preservarmos o meio ambiente a água, a terra seus rios garantindo o consumo saudável dos alimentos.

- utilizamos a atividade que foi realizada com a colagem dos panfletos do supermercado observando a imagem e identificando o nome do  produto era escrito o nome dos produtos;
- utilizando o alfabeto móvel para montar  palavras escritas no quadro.
- o que consumimos em casa são alimentos saudáveis? Ouvindo narrativas e já com narrativas de que em casa o alunos solicitavam a mudança no abito alimentar.
- Cada vasinho feito com a garrafa pet cada aluno escreveu  seu nome em um papel e colou no vaso identificando a sua plantinha para que no período necessário fosse cuidada;
- Cada aluno plantou no espaço cedido para agora ser a horta da escola e com a demonstração de muita animação e alegria a vida da plantinha.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.

- Brincadeiras na quadra da escola imitando os animais aquáticos, terrestre e animais domésticos;
- cada aluno levava  uma placa anexa na roupa  palavra e seu desenho que era  referente a um alimento e com o comando da professora teriam que encontrar no chão o desenho e posicionar em cima.
- dobraduras com recorte e colagem para montar um painel.

Meta 3 Mapa Conceitual
- Construímos, com os alunos o Mapa Conceitual DO PROJETO HORTA NA ESCOLA tema trabalhado, ensinando -os relacionar com as aprendizagens.


- primeiramente a professora explicou o que seria um mapa conceitual mostrando uma ilustração.
- Realizar o mapa  conceitual : o mapa foi feito pelas criança através da escrita no chão do pátio da escola cada um era um elemento da natureza e a partir dos questionamentos e duvidas eram escritos  com giz mas  infelizmente não foi possível fotografar pela falta de recurso no momento sem memoria no celular. A atividade foi diferente para as   criança  que se divertiram  e a partir deste momento passamos a pesquisa com a ajuda das famílias a começar pelas mudas de verduras e demos inicio a plantação das mudas. 
- na sala de aula utilizando a ilustração da onde o seus galhos se espalham entre as folhas e nelas através de uma atividade cada aluno escreveu elementos da natureza desta forma pude alçar um maior entendimento do era um mapa conceitual.
- apos cada aluno recebeu uma barra de giz e com a orientação da professora relembrando as etapas da realizadas no projeto aprendizagem escreviam no chão e soletrando cada letra da palavra.
- identificar através do seu nome o vaso onde sua muda foi plantada trabalhando as letras do alfabeto.

Meta 4 Plano de Ação

Elaborar o Mapa Conceitual com as etapas do projeto já desenvolvidas, discorrer sobre as atividades, realizando o planejamento e a execução do mesmo, segundo a proposta do PA.


- Conversar sobre as atividades realizadas até agora.
- avaliamos a exposição realizada na Associação dos moradores do bairro Igara AMORJ


- Foram realizadas atividades para enriquecer o conhecimento prévio já existente através das etapas do projeto de aprendizagem realizando desenhos, dobraduras, cantando imitando elementos e seres da natureza até chegarmos ao objetivo principal plantar as primeiras mudas da horta da escola.
- Compreendendo a importância de se alimentar saudavelmente.
Meta 5 Relatório
Desenvolvimento e analise de cada etapa do projeto de aprendizagem e
algumas
reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial Teórico indicado na interdisciplina

24/abril
Á 28/abril









Comentários

Postar um comentário