O PLANO DE AÇÃO
O PLANO DE AÇÃO
Por Simone Conceição da Silva
|
METAS
|
OBJETIVOS
|
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
|
BREVE DESCRIÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA META
|
ATIVIDADES REALIZADAS
|
|
Meta 1
Questões de pesquisa
|
Apresentar os alunos do primeiro ano o tema de uma pesquisa ,
afim de desenvolver um Projeto de aprendizagem levar suas curiosidades,
em relação a este tema,
explicando-lhes a importância de saber a origem dos alimentos e a
possibilidade de se fazer uma horta na escola.
|
07/abril/2017
Á
04/maio/2017
|
Desenvolvimento do
Projeto:
A turma do primeiro
ano é composta por 18 alunos e a maioria na fase pré-silábica, iniciamos o
projeto de aprendizagem com a investigação a origem dos alimentos e a
curiosidade desta origem surgem o projeto que chamamos " a Criação do
mundo e tudo que existe nele" as dúvidas
surgiam com o seguinte questionamento: Como tudo no mundo passou a existir e com a
música O AUTOR DA CRIAÇÃO - cd Crianças diante do trono https://www.youtube.com/watch?v=HLeY0BhFA9I
Duvidas
- Quem foi plantada primeiro a flor ou a árvores? Não né!
- Eu vi meu pai disse que os pássaros carrega as sementes que deixa cair
na terra e assim nasce as plantas? Mas planta é árvore? ou árvore
mesmo?
- Eu gosto de comer cenoura mas ela não é verdura tem folha mas é legume!
Professora pergunta quem come legumes e quem come verduras?
- Reconhecendo os espaços da escola
o pátio e suas árvores, jardim a grama
e seus cuidados para manter-se viva e verde etc
|
- após escutar a
música e coreografar cada aluno conta o que sabe sobre a origem de cada
alimento e sua importância;
- atividade
identificar os animais aquáticos, terrestre e aves;
- dobraduras de
alguns animais;
- recorte e colagem :-
natureza árvore e flores usando tampinha pet e copo descartável e palito de
churrasco, animais domésticos gato, aves, peixes
-usando panfleto do supermercado;
- com o auxilio da
professora escrever no quadro curiosidades e com o auxilio da família responder
dando inicio a pesquisa.
|
|
Meta 2 Dúvidas e
Certezas
|
Organizar(dúvidas)
perguntas agora em uma tabela escrita no
quadro foi organizada por classificação dos alimentos: carnes, legumes, vegetais, grãos etc
- Trazer de casa
garrafas pet para fazer os vasinhos onde será plantada as mudas de alface,
- Plantar na terra
transferindo para horta no pátio da escola.
|
|
Levando em conta a
faixa etária da turma, pois se trata de uma turma do primeiro ano iniciamos
com a seguinte reflexão A importância
de preservarmos o meio ambiente a água, a terra seus rios garantindo o
consumo saudável dos alimentos.
- utilizamos a
atividade que foi realizada com a colagem dos panfletos do supermercado observando
a imagem e identificando o nome do produto era escrito o nome dos produtos;
- utilizando o
alfabeto móvel para montar palavras
escritas no quadro.
- o que consumimos em
casa são alimentos saudáveis? Ouvindo narrativas e já com narrativas de que
em casa o alunos solicitavam a mudança no abito alimentar.
- Cada vasinho feito
com a garrafa pet cada aluno escreveu seu nome em um papel e colou no vaso
identificando a sua plantinha para que no período necessário fosse cuidada;
- Cada aluno plantou
no espaço cedido para agora ser a horta da escola e com a demonstração de
muita animação e alegria a vida da plantinha.
Plantar,
cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água
vital para a sobrevivência da vida.
|
- Brincadeiras na
quadra da escola imitando os animais aquáticos, terrestre e animais domésticos;
- cada aluno levava uma placa anexa na roupa palavra e seu desenho que era referente a um alimento e com o comando da
professora teriam que encontrar no chão o desenho e posicionar em cima.
- dobraduras com
recorte e colagem para montar um painel.
|
|
Meta 3 Mapa
Conceitual
|
- Construímos, com os
alunos o Mapa Conceitual DO PROJETO HORTA NA ESCOLA tema trabalhado,
ensinando -os relacionar com as aprendizagens.
|
|
- primeiramente a
professora explicou o que seria um mapa conceitual mostrando uma ilustração.
- Realizar o mapa conceitual : o
mapa foi feito pelas criança através da escrita no chão do pátio da escola
cada um era um elemento da natureza e a partir dos questionamentos e duvidas
eram escritos com giz mas infelizmente não foi possível fotografar
pela falta de recurso no momento sem memoria no celular. A atividade foi diferente
para as criança que se divertiram e a partir deste momento passamos a pesquisa
com a ajuda das famílias a começar pelas mudas de verduras e demos inicio a
plantação das mudas.
|
- na sala de aula utilizando
a ilustração da onde o seus galhos se espalham entre as folhas e nelas através
de uma atividade cada aluno escreveu elementos da natureza desta forma pude
alçar um maior entendimento do era um mapa conceitual.
- apos cada aluno
recebeu uma barra de giz e com a orientação da professora relembrando as
etapas da realizadas no projeto aprendizagem escreviam no chão e soletrando
cada letra da palavra.
- identificar através
do seu nome o vaso onde sua muda foi plantada trabalhando as letras do
alfabeto.
|
|
Meta 4 Plano de Ação
|
Elaborar o Mapa
Conceitual com as etapas do projeto já desenvolvidas, discorrer sobre as
atividades, realizando o planejamento e a execução do mesmo, segundo a
proposta do PA.
|
|
- Conversar sobre as atividades
realizadas até agora.
- avaliamos a
exposição realizada na Associação dos moradores do bairro Igara AMORJ
|
- Foram realizadas
atividades para enriquecer o conhecimento prévio já existente através das
etapas do projeto de aprendizagem realizando desenhos, dobraduras, cantando imitando
elementos e seres da natureza até chegarmos ao objetivo principal plantar as
primeiras mudas da horta da escola.
- Compreendendo a
importância de se alimentar saudavelmente.
|
|
Meta 5 Relatório
|
Desenvolvimento e analise de cada etapa do projeto de aprendizagem e
algumas
reflexões sobre cada etapa desenvolvida no PA, usando o Referencial
Teórico indicado na interdisciplina
|
24/abril
Á 28/abril
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Simone
ResponderExcluirAtividade desenvolvida.
Tutora Luciane Machado