Pular para o conteúdo principal

Meta 2 - Projetos de Aprendizagem em Ação - Quadro

META 2


O grupo deu continuidade aos trabalhos, cada uma em suas turmas de maneira a contribuir com as características e faixa etária foi construindo o mapa conceitual a partir das duvidas e certezas trabalhadas inicialmente na meta 1. Dúvidas e certezas organizadas na tabela a seguir:
Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação

De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.

 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação

Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?

As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água


 Essas dúvidas e certezas foram questionadas e construídas junto a turma e no decorrer da pratica em sala de aula e nos espaços da escola através da investigação todos os alunos tiveram atuação direta e a curiosidade movia o interesse por novos conhecimentos uma característica também importante foi a participação das famílias que auxiliaram, no blog do grupo era registrado passo a passo desta construção coletiva e moveu e motivou a participação da comunidade escolar. Podemos sentir que o projeto aproximou os alunos pois cada projeto abordou assuntos que eram interesse como a Projeto horta robo, Projeto horta na escola que moveu o encantamento no tudo que existe no mundo ambos 
Podemos sentir que o projeto aproximou os alunos pois cada projeto abordou assuntos que eram interesse como a Projeto horta robô, Projeto horta na escola que moveu o encantamento no tudo que existe no mundo ambos trabalhados no 1°ano idade de descobertas, Projeto A água e sua importância para a Vida falou sobre o consumo e cuidados para obtermos uma qualidade de vida e esta consciência deve ser plantada como sementina dentro de nós desde pequenos através de bons hábitos.


Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação
De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água

Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57




Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação
De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água

Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57



Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação
De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água

Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57



Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação
De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água

Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57



Projeto Horta na escola

 Dúvidas
Pesquisa
certeza
Projeto em ação
De onde vem os alimentos?
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
Fazendo uma horta na escola.
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
 Origem da vida?



Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.


Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..



 De onde vem os alimentos?

Do caminhão que deixa no mercado?
Quando plantamos na terra e também na água.
 Plantar e cultivar uma horta. 

No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda. 






Projeto Horta Robo


Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
1.    Como construir um robô?

Com o uso de sucatas.
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
2.    Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?

Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
Ao longo do mês de maio/junho

3.    Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?

Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário

Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
4.    Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?




5.    Tem como colocar um espantalho na horta?




6.    Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?




Dúvidas
Certezas
Pesquisa
Projeto em Ação
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?


As pessoas morreriam de sede .

Tudo que tem vida deixariam de existir..

porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais  frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos  mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz  calor?


As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet,  quem  não possuí internet  reuniram- se na escola na sala informática  , então surgiram as  discussões,   as dúvidas e as certezas. Grupo 2.
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho  estruturante no setor do meio  ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 ,  https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0),  em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles  foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos  um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água

Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57

Comentários