Meta 2 - Projetos de Aprendizagem em Ação - Quadro
META 2
O grupo deu continuidade aos trabalhos, cada uma em suas turmas de maneira a contribuir com as características e faixa etária foi construindo o mapa conceitual a partir das duvidas e certezas trabalhadas inicialmente na meta 1. Dúvidas e certezas organizadas na tabela a seguir:
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos
alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu
desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a
sobrevivência da vida.
|
|
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do
mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história
bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra,
ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos,
aves..
|
|
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no
mercado?
|
Quando plantamos na terra e
também na água.
|
Plantar e cultivar uma
horta.
|
No vaso, no patio da escola e
ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
||
1. Como
construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da
comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma
escola particular que tem aulas de robótica.
|
||
2. Podemos
botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do
PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
|
|||
3. Como
fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a
terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do
município de NH;
Participação das mães na
preparação da horta e no plantio ;
|
|||
4. Como
podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
|
|||||
5. Tem
como colocar um espantalho na horta?
|
|||||
6. Podemos
fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
|||||
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
||
Na falta de água
no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas
morreriam de sede .
Tudo que tem vida
deixariam de existir..
|
porque a água do
mar não da para beber ?
- se não chover
as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e
feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de
chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos
sede quando faz calor?
|
As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o
filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo
fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho
estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias
alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil
transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos
perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente
da água
|
Podemos sentir que o projeto aproximou os alunos pois cada projeto abordou assuntos que eram interesse como a Projeto horta robô, Projeto horta na escola que moveu o encantamento no tudo que existe no mundo ambos trabalhados no 1°ano idade de descobertas, Projeto A água e sua importância para a Vida falou sobre o consumo e cuidados para obtermos uma qualidade de vida e esta consciência deve ser plantada como sementina dentro de nós desde pequenos através de bons hábitos.
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
| |
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..
| |
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no mercado?
|
Quando plantamos na terra e também na água.
|
Plantar e cultivar uma horta.
|
No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
1. Como construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
|
2. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
| |
3. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
| |
4. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
| |||
5. Tem como colocar um espantalho na horta?
| |||
6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas morreriam de sede .
Tudo que tem vida deixariam de existir..
|
porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
| As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água
|
Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
| |
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..
| |
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no mercado?
|
Quando plantamos na terra e também na água.
|
Plantar e cultivar uma horta.
|
No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
1. Como construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
|
2. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
| |
3. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
| |
4. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
| |||
5. Tem como colocar um espantalho na horta?
| |||
6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas morreriam de sede .
Tudo que tem vida deixariam de existir..
|
porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
| As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água
|
Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
| |
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..
| |
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no mercado?
|
Quando plantamos na terra e também na água.
|
Plantar e cultivar uma horta.
|
No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
1. Como construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
|
2. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
| |
3. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
| |
4. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
| |||
5. Tem como colocar um espantalho na horta?
| |||
6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas morreriam de sede .
Tudo que tem vida deixariam de existir..
|
porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
| As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água
|
Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
| |
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..
| |
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no mercado?
|
Quando plantamos na terra e também na água.
|
Plantar e cultivar uma horta.
|
No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
1. Como construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
|
2. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
| |
3. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
| |
4. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
| |||
5. Tem como colocar um espantalho na horta?
| |||
6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas morreriam de sede .
Tudo que tem vida deixariam de existir..
|
porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
| As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água
|
Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57
Projeto Horta na escola
Dúvidas
|
Pesquisa
|
certeza
|
Projeto em ação
|
De onde vem os alimentos?
|
Conhecendo a origem dos alimentos através da pesquisa.
|
Fazendo uma horta na escola.
|
Plantar, cuidar e observar seu desenvolvimento através do abito de regar com a água vital para a sobrevivência da vida.
| |
Origem da vida?
|
Criação e desenvolvimento do mundo e tudo que existe nele.
|
Deus criou o mundo história bíblica x dinossauro
|
Natureza, meio ambiente: terra, ar, água. Seres vivos: animais domésticos e selvagens, animais aquáticos, aves..
| |
De onde vem os alimentos?
Do caminhão que deixa no mercado?
|
Quando plantamos na terra e também na água.
|
Plantar e cultivar uma horta.
|
No vaso, no patio da escola e ou nas casa em sitio e ou fazenda.
|
Projeto Horta Robo
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
1. Como construir um robô?
|
Com o uso de sucatas.
|
Com a ajuda dos pais e da comunidade escolar
|
Vamos fazer uma visita a uma escola particular que tem aulas de robótica.
|
2. Podemos botar um motorzinho num regador que quando chover a água cai e molha a horta?
|
Vamos criar com a parceria do PIBID uma cisterna
|
Ao longo do mês de maio/junho
| |
3. Como fazer uma horta e uma plantação para as tias da cozinha tirarem cebolinhas?
|
Prepararemos os pneus com a terra e o húmus do minhocário
|
Visita ao Centro ambiental do município de NH;
Participação das mães na preparação da horta e no plantio ;
| |
4. Como podemos fazer para ter um dinossauro na horta?
| |||
5. Tem como colocar um espantalho na horta?
| |||
6. Podemos fazer uma maquininha pra saber se vai chover?
|
Dúvidas
|
Certezas
|
Pesquisa
|
Projeto em Ação
|
Na falta de água no mundo o que acontece com as pessoas?
As pessoas morreriam de sede .
Tudo que tem vida deixariam de existir..
|
porque a água do mar não da para beber ?
- se não chover as pessoas não terão mais frutas, e legumes para comer ? e arroz e feijão ? elas não sobreviverão sem comida.
- Se parar de chover não teremos mais água no planeta? Então a água vem das chuvas?
-porque sentimos sede quando faz calor?
| As crianças partiram para as pesquisas, tanto em casa como na escola, através de reportagens , livros e revistas além da internet, quem não possuí internet reuniram- se na escola na sala informática , então surgiram as discussões, as dúvidas e as certezas. Grupo 2. |
Após assistirem o filme da turma da mônica “Um plano para salvar o planeta” e a “àgua é mundo fantástico ”, do Grupo AdP – Águas de Portugal , que desenvolve um trabalho estruturante no setor do meio ambiente em Portugal,(https://www.youtube.com/watch?v=ZcXVDnT40p0 , https://www.youtube.com/watch?v=V8hZwx2Clg0), em dias alternados foram exibidos os filmes , através deles foi mais fácil transmitir a ideia sobre aquilo que estávamos falando. Primeiramente fomos perguntando para os alunos um a um o que sabiam sobre o uso consciente da água
|
Re: GRUPO 3 por SIMONE CONCEICAO DA SILVA - quinta, 13 Jul 2017, 13:04
Re: GRUPO 3 por FERNANDA DUARTE DE OLIVIERA DA CRUZ - segunda, 17 Jul 2017, 20:59
Re: GRUPO 3 por ALINE REIS CALVO HERNANDEZ - quarta, 19 Jul 2017, 18:57
Comentários
Postar um comentário