APRENDENDO TODOS JUNTOS
O Projeto
por: Gislane da Silva Dorneles
por: Gislane da Silva Dorneles
Temática: APRENDENDO TODOS JUNTOS
Público alvo: Berçário/Maternal I - crianças de
6 meses a 3 anos
Justifiscativa: trabalhando com uma turma mista de berçário e maternal,
diariamente me deparo com situaçõe em que o trabalho em uma turma com esta
característica é questionado, assim como os benefícios das interações que ali
acontecem. São dúvidas dos pais e até mesmo de nós professores.
- As crianças são prejudicadas nesta
convivência?
- Os maiores
podem regredir em seu desenvolvimento?
- As crianças
menores podem estar ameaçadas devido a diferença de idade, tamanho e
habilidades?
- Como
planejar para que todos se beneficiem?
Através da observação e escuta das crianças da
turma de berçário e maternal I da E.M.I. BEM-ME-QUER, percebi o interesse das
crianças maiores, pelas menores e o quanto as menores apreciam a presença dos
maiores, seus movimentos, gestos, falas. E levando em conta que esta é a
organização que podemos ter no momento. Considero que se deva tirar o melhor
proveito dessa convivência e das interações nela possíveis.
Objetivo geral:
Oportunizar à criança a
participação em atividades lúdicas que envolvam movimento, musicalidade,
literatura, linguagem oral, artes plásticas, autonomia, sociabilidade e
iniciação de alguns conceitos dentro da faixa etária, visando o desenvolvimento
das capacidades do grupo e de cada um, por meio de experiências significativas.
Objetivos específicos:
o
Desenvolver a imaginação, a curiosidade e a
capacidade de expressão em suas múltiplas linguagens (linguagem dos gestos, do
corpo, plástica, verbal, musical,),
o
Desenvolver da linguagem oral através das
interações com o adulto e com outras crianças.
o
Ampliar o vocabulário,
o
Ampliar das habilidades e capacidades motoras.
o
Participar de atividades que envolvam música e
dança,
o
Participar de atividades, brincadeiras,
contação de histórias, dramatizações.
o
Desenvolver sentimentos positivos em relação a
si e aos colegas (respeito, proteção).
o
Manusear
explorar materiais como livros, papeis tintas, massa de modelar, sucatas...
o
Manusear
brinquedos e materiais de diferentes texturas.
o
Desenvolver o pensamento lógico-matemático.
Metodologia
o
Leitura
e contação de histórias
o
Conversa dirigida
o
Participação em atividades jogos e
brincadeiras que envolvam música dança exploração de movimentos corporais
o
Manuseio
de brinquedos de materiais variados como borracha, pelúcia, tecido e plástico.
o
Exploração de materiais como tinta têmpera,
massa de modelar, giz de cera, papeis, cola, sucata...
o
Observação nomeação e identificação de objetos
do cotidiano (pertences, utensílios, móveis...)
o
Participação em jogos, brincadeiras e
atividades da rotina que envolvam conceito matemáticos, relações espaciais,
cores, classificação e seriação.
Áreas do conhecimento -Conteúdos
o
Identidade – Autonomia –
Sociabilidade – Higiene: corpo humano, sensações, desejos próprios,
relacionamentos
o
Movimento – desenvolvimento
psicomotor: coordenação motora fina e
ampla, autoestima, percepção, corpo humano
o
Música: musicalidade, expressão oral, corpo humano
(reprodução de movimentos e gestos), percepção espaço-temporal
o
Artes visuais: motricidade
fina criatividade, produções artísticas, valorização de suas produções e das do
outro.
o
Linguagem oral e escrita:
expressividade, ampliação do vocabulário, leitura de imagens, oralidade.
o
Natureza e Sociedade: escola,
respeito, corpo humano.
o
Matemática: relações
espaciais, noções de espaço e tempo, igualdade e diferença.
Cronograma
Data
|
22/06/2017
|
26/06/2017
|
29/06/2017
|
03/072017
|
06/07/2017
|
10/07/2017
|
17/072017
|
Atividades
|
-
Conversa dirigida sobre a turma, habilidades que possuem e que irão adquirir:
-Conto:
livro “o bebê da cabeça aos pés
-Mostrar
as partes do corpo seu e de colegas
- Como
são os nossos bebês?
- Quem
não é bebê?
- Vocês
querem fazer algo para os bebês brincarem.
|
-Confecção
de almofada com uma calça comprida para apoio dos bebês.
-Desenhar com caneta para tecido na almofada.
-Cantar músicas de ninar.
|
- Conversa dirigida sobre oferecer aos bebês a almofada
confeccionada com a participação dos maiores.
- Ofertar a almofada aos bebês posicionando os e
ofertando-lhes brinquedos e livros de plástico e tecido.
Oportunizar o acesso dos maiores a livros de materiais
variados.
|
-Conto: Ted Ajuda
-Conversa:
Podemos
ajudar?
-
Confecção de objetos para serem utilizados pela turma garrafinhas coloridas
-
Cantar músicas e fazer gestos: “cabeça ombro joelho e pé”
-
Cantar para sair ao pátio:
“Essa é
a história da serpente...”
- Brincar na pracinha
|
-Dançar
ao som de músicas
- Brincar e compartilhar as
garrafinhas e potes confeccionados anteriormente, explorando
- Manusear bonecos feitos com
balão e farinha.
- Brincar no pátio
|
-Explorar
um cesto dos tesouros (contendo objetos de interesse das crianças, trazidos pelas
famílias ou pelas professoras)
- Brincar
com bonecas, pratos mamadeiras e outros brinquedos e objetos utilizados no
cotidiano.
|
- Exposição
para as crianças e para as famílias, de registros, materiais, produções e
fotos das atividades, vivencias, experiências e aprendizagens ocorridas no
decorrer do projeto.
|
Atividades e ações diárias
- Atender todos
os bebês e crianças em suas necessidades.
- possibilitar que bebês e crianças possam
exercer a autonomia permitida por seu estágio de desenvolvimento
-Valorizar e incentivar
atitudes de cooperação, tolerância recíproca e respeito
- Possibilitar que bebês e
crianças expressem com tranquilidade sentimentos e pensamentos;
-Auxiliar bebês e crianças nas
atividades que não podem realizar sozinhos;
-Assegurar que bebês e
crianças sejam atendidos em suas necessidades de saúde: nutrição, higiene,
descanso e movimentação;
- Intervir para assegurar que
bebês e crianças possam movimentar-se em espaços amplos diariamente.
Observações importantes para a realização deste projeto
- As
atividades deste projeto serão desenvolvidas com a turma de Berçário e Maternal
I, ora pela turma toda, ora por parte dela conforme suas habilidades e
interesse em realizá-las.
- As crianças
participarão das atividades utilizando os mesmos brinquedos e materiais, mas
com diferentes intenções.
- Cada
criança será observada tanto na realização das atividades, quanto em suas
manifestações em todos os momentos, para que se possa realizar intervenções
adequadas para alcançar os objetivos do projeto.
- Este
projeto será executado em meio a outros que já estão no calendário da escola
Culminância
Exposição para as crianças e para as famílias, de
registros, materiais, produções e fotos das atividades, vivencias, experiências
e aprendizagens ocorridas no decorrer do projeto.
Avaliação:
A avaliação
será realizada de forma contínua, através das observações e registros,
analisando o envolvimento do grupo e de cada criança nas atividades propostas e
das habilidades por elas desenvolvidas no decorrer do projeto. Tendo em vista
que cada criança é diferente e tem o seu tempo e sua forma de aprender,
interagir e relacionar-se.
Referências bibliográficas
ADLER, Victória O bebê da cabeça aos
pés, tradução: Rosemarie
Ziegelmaier, ilustração: Hiroe Nakata. Globo
Editora, 2012.
REYNOLDS,
Alisson, Ted Ajuda – Crescendo e Aprendendo, tradução: Michele de Souza Lima,
ilustrações de Lee Krutop. Ciranda Cultural Editora.2008.
Brasil. Ministério da
Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para
a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB,
2010.
Gislaine, o Plano de Ação é bastante completo e integra bem os objetivos às atividades.
ResponderExcluir