CERTEZAS E DÚVIDAS ( META 2 )

                                                                                          Por: Gislane da Silva Dorneles

Trabalhando com uma turma mista de berçário e maternal, diariamente me deparo com situações em que o trabalho em uma turma com esta característica é questionado, assim como os benefícios das interações que ali acontecem. São dúvidas dos pais e até mesmo de nós professores. Partindo destas iniciei observações para que durante o projeto possa respondê-las.

                                           QUADRO CERTEZAS E DÚVIDAS

                                   CERTEZAS                                   
                      DÚVIDAS

É possível tirar proveito da convivência

As crianças são prejudicadas nesta convivência?   

Aprende-se com o diferente
Os maiores podem regredir em seu desenvolvimento?



As crianças menores podem estar ameaçadas devido a diferença de idade, tamanho e habilidades?


Como planejar para que todos se beneficiem?



Através da observação e escuta das crianças da turma de berçário e maternal I da E.M.I. BEM-ME-QUER, de minha experiência com turmas com formação semelhante a essa, e da proposta de trabalho da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação percebi o interesse das crianças maiores, pelas menores e o quanto as menores apreciam a presença dos maiores, seus movimentos, gestos, falas. E, levando em conta que esta é a organização que podemos ter no momento, considero que se deva tirar o melhor proveito dessa convivência e das interações nela possíveis.

Como com crianças dessa idade o trabalho com projeto de aprendizagem, não seria o indicado. Realizarei um projeto de ensino, utilizando-me das características da turma, e de suas manifestações, falas, demonstrações de afeto, de satisfação ou de descontentamento, para que o projeto seja motivador e atenda às necessidades educativas dos alunos contemplando suas especificidades.

                                                                                             

Comentários

  1. Ótimas percepções sobre o que as crianças observam e aspectos que lhes despertam atenção.
    Um PE com a participação ativa das crianças e desenhado conforme seus interesses cumpre muitas das metas de um PA.
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário