CERTEZAS E DÚVIDAS ( META 2 )
Por: Gislane da Silva Dorneles
Trabalhando
com uma turma mista de berçário e maternal, diariamente me deparo com situações
em que o trabalho em uma turma com esta característica é questionado, assim
como os benefícios das interações que ali acontecem. São dúvidas dos pais e até
mesmo de nós professores. Partindo destas iniciei observações para que durante
o projeto possa respondê-las.
QUADRO CERTEZAS E DÚVIDAS
CERTEZAS
|
DÚVIDAS
|
É
possível tirar proveito da convivência
|
As
crianças são prejudicadas nesta convivência?
|
Aprende-se
com o diferente
|
Os
maiores podem regredir em seu desenvolvimento?
|
As
crianças menores podem estar ameaçadas devido a diferença de idade, tamanho e
habilidades?
|
|
Como
planejar para que todos se beneficiem?
|
Através
da observação e escuta das crianças da turma de berçário e maternal I da E.M.I.
BEM-ME-QUER, de minha experiência com turmas com formação semelhante a essa, e
da proposta de trabalho da interdisciplina Projeto Pedagógico em Ação percebi o
interesse das crianças maiores, pelas menores e o quanto as menores apreciam a
presença dos maiores, seus movimentos, gestos, falas. E, levando em conta que
esta é a organização que podemos ter no momento, considero que se deva tirar o
melhor proveito dessa convivência e das interações nela possíveis.
Como com
crianças dessa idade o trabalho com projeto de aprendizagem, não seria o
indicado. Realizarei um projeto de ensino, utilizando-me das características da
turma, e de suas manifestações, falas, demonstrações de afeto, de satisfação ou
de descontentamento, para que o projeto seja motivador e atenda às necessidades
educativas dos alunos contemplando suas especificidades.
Ótimas percepções sobre o que as crianças observam e aspectos que lhes despertam atenção.
ResponderExcluirUm PE com a participação ativa das crianças e desenhado conforme seus interesses cumpre muitas das metas de um PA.
Abraços.