Mapeando a Turma - Meta 1
Por: Gislane da Silva Dorneles
A escola em que trabalho é pequena, temos apenas 4 turmas, por isso temos uma
turma mista de Berçário e Maternal I, em que temos crianças de 4 meses a 2 anos
e 11 meses.
Tenho
uma turma é mista Berçário e Maternal I, composta por 15 crianças com idades
entre 4 meses a 2 anos e 11 meses. São 8 meninas e 7 meninos. Seis delas frequentaram nossa escola no ano de
2016, 3 foram transferidos de outras escolas e 6 vivem agora sua primeira
experiência no ambiente escolar. Destes 12 fazem uso da fralda e 3 já possuem
controle dos esfíncteres. Sete necessitam ser alimentados pelas professoras, 8
estão em processo de aquisição da autonomia nesse sentido necessitando ser
supervisionados, incentivados e por vezes auxiliados nas refeições. Oito já
caminham e estão aprimorando suas habilidades motoras e 2 engatinham. São todos
saudáveis, alegres e muito espertos e estão em pleno desenvolvimento de suas
habilidades e potencialidades. Nela eu trabalho com mais 3 colegas.
O fato
de termos em uma mesma turma crianças de
diferentes idades e que consequentemente estão em diferentes fases de
seu desenvolvimento, torna em alguns momentos o trabalho bastante difícil, mas
ao mesmo tempo muito estimulante. Já faz algum tempo que trabalho em turmas com
esse perfil. Percebo muito crescimento e benefícios na interação de crianças
com diferentes idades. Nesse início de ano, algumas famílias têm questionado
essa característica da turma. Procuramos
tranquilizá-los, explicando-lhes que todos podem se beneficiar nessa
convivência e nas interações e que nós professoras da turma planejamos
atividades visando contemplar as necessidades educativas de todas as crianças.
Um
projeto de aprendizagem em uma turma de crianças nessa idade penso que não
seria, o indicado mas penso que podemos desenvolver um projeto em que possamos a
partir dos conhecimentos habilidades e possibilidades de meus alunos, de forma
a promover interações e o crescimento de todos.
Apesar de ser uma turma mista, as crianças no período sensório motor estão em pleno desenvolvimento e relação/interação com o ambiente.
ResponderExcluirAs aprendizagens corpóreas, sensoriais, comunicacionais, lúdicas etc. estão em pleno apogeu.
Quais os temas, atividades de interesse dos/as alunos/as?
Por onde o PA irá se desenvolver?
Abraços.