Mapeando a Turma - Meta 1

Por: Gislane da Silva Dorneles

A escola em que trabalho é pequena, temos apenas 4 turmas, por isso temos uma turma mista de Berçário e Maternal I, em que temos crianças de 4 meses a 2 anos e 11 meses.
Tenho uma turma é mista Berçário e Maternal I, composta por 15 crianças com idades entre 4 meses a 2 anos e 11 meses. São 8 meninas e 7 meninos.  Seis delas frequentaram nossa escola no ano de 2016, 3 foram transferidos de outras escolas e 6 vivem agora sua primeira experiência no ambiente escolar. Destes 12 fazem uso da fralda e 3 já possuem controle dos esfíncteres. Sete necessitam ser alimentados pelas professoras, 8 estão em processo de aquisição da autonomia nesse sentido necessitando ser supervisionados, incentivados e por vezes auxiliados nas refeições. Oito já caminham e estão aprimorando suas habilidades motoras e 2 engatinham. São todos saudáveis, alegres e muito espertos e estão em pleno desenvolvimento de suas habilidades e potencialidades. Nela eu trabalho com mais 3 colegas.
O fato de termos em uma mesma turma crianças de   diferentes idades e que consequentemente estão em diferentes fases de seu desenvolvimento, torna em alguns momentos o trabalho bastante difícil, mas ao mesmo tempo muito estimulante. Já faz algum tempo que trabalho em turmas com esse perfil. Percebo muito crescimento e benefícios na interação de crianças com diferentes idades. Nesse início de ano, algumas famílias têm questionado essa característica da turma.  Procuramos tranquilizá-los, explicando-lhes que todos podem se beneficiar nessa convivência e nas interações e que nós professoras da turma planejamos atividades visando contemplar as necessidades educativas de todas as crianças.

Um projeto de aprendizagem em uma turma de crianças nessa idade penso que não seria, o indicado mas penso que podemos desenvolver um projeto em que possamos a partir dos conhecimentos habilidades e possibilidades de meus alunos, de forma a promover interações e o crescimento de todos.

Comentários

  1. Apesar de ser uma turma mista, as crianças no período sensório motor estão em pleno desenvolvimento e relação/interação com o ambiente.
    As aprendizagens corpóreas, sensoriais, comunicacionais, lúdicas etc. estão em pleno apogeu.
    Quais os temas, atividades de interesse dos/as alunos/as?
    Por onde o PA irá se desenvolver?
    Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário