-Síntese Meta 4 – Plano de ação

Projeto pedagógico em ação eixo V 

Síntese Meta 4 – Plano de ação

O Plano de ação visto no quadro montado deu mais organização e como uma bussola guia possibilitou idas e vindas em relação a montagem e estrutura a atividade propostas e uma ampla troca de saberes. No inicio tive duvidas de como se passar para o papel escrever de acordo com as orientações da professora da interdisciplina mas retomava aquilo que de motivador me guia na fala  “Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, aprendo nem ensino” Paulo Freire
A turma do 1° ano é composta de 18 alunos na fase pré-sílabica a curiosidade e energia fez com que todos se envolvessem neste projeto era como se existisse dois mundos a serem entendidos o atual e o do tempo da vovó e do vovô era encantador pois o universo lúdico dos desenhos assistidos em casa se misturava a realidade e lembranças a todo o momento eram narradas por exemplo: “ Não aquele espelho era do tempo da minha vó ela me mostrou no filme” e nesse clima para dar inicio ao Projeto Horta na escola anterior a este foi realizado um outro projeto para durar uma semana a qual envolveria a descoberta de tudo que existe no mundo e a música “ O autor da criação “ Cd crianças diante do trono a cada versos desta música nossos questionamentos surgiam e foi assim que começamos a falar da natureza, da sua preservação e importância para a sobrevivência de tudo que existe no mundo. A  terra e a origem dos alimentos então passamos a falar sobre “alimentos saudável” alguns trouxeram de casa embalagens de alimentos reconhecendo as letras e a escrita das palavras surge então narrativas um tanto curiosas por exemplo  O leite vem da onde? Da caixa de leite. Passamos a estudar os animais terrestre, aquático, e aves viu-se a necessidade de entenderem este processo  e assim  terem novo entendimento para novas narrativas que a cada momento iam surgindo por exemplo os animais da fazenda vaca, que da leite e consumimos a sua carne, galinha ovos... enfim até retomarmos ao plantio de alguns vegetais na horta da escola.
Em seguida o grupo desenvolveu a meta 3 a elaboração do mapa conceitual com as respectivas turmas em que os Projetos de Aprendizagem estão sendo desenvolvidos.
A importância de retomarmos a construção de um mapa conceitual para a organização dos trabalhos me fez desejar desenvolver novas habilidades. O mapa conceitual foi feito inicialmente pelas crianças través da escrita no chão do pátio da escola ( usar giz para escrever e com a narrativa da professora que possibilitou uma viagem no tempo de quando usávamos o giz para escrever no quadro, falamos sobre a saúde e alergias enriquecendo ainda mais nosso diálogo), cada um era um elemento da natureza e a partir dos questionamentos e dúvidas foram escrevendo no chão, mas infelizmente não foi possível fotografar pela falta de recurso naquele momento, estava sem espaço de memoria no meu celular. Para os  alunas foi uma atividade diferente e as crianças se divertiram.
Considero que este foi um ponto de partida, em seguida iniciamos a pesquisa com a ajuda das famílias. Recebemos algumas mudas de verduras e foi dado inicio a plantação no primeiro momento cada um transferiu a muda para o seu vasinho e cuidou durante uma semana.  Após criamos um momento em que cada aluno pegou seu vasinho e num espaço próximo ao muro da escola em um caminho que normalmente é percorrido por eles para ir a pracinha (cantarolando musica da branca de neve e os sete anões e outras músicas que fazem parte do repertório da turma) fizemos o plantio. Foi encantador observar o cuidado e preocupação com a sua plantinha agora passaram a compreender a origem de alguns alimentos e a sua importância para a vida. Desta maneira tivemos a possibilidade de explorar diversos caminhos para se chegar ao processo de ensino aprendizagem onde o Projeto em Ação deu mais significado para professor x aluno movendo o conhecimento de todos e a participação das famílias. Para a professora foi importante integrar o conteúdo nas etapas de um projeto além de ficar detalhado  consegui através da investigação identificar cada necessidade de aprendizagem dos alunos dando maior significado ao estarem na escola e um prazer em aprender. O projeto apenas é uma ferramenta que dará inicio a este ensino-aprendizagem ele é a continuidade daquilo que foi começado e o professor é o guia e cabe ele abrir novas portas para novos saberes através de outros questionamentos dando seguimento ampliando o encontro daquilo que ainda será movido pela pesquisa, nascido de um questionamento que constantemente será alimentado.

Referências
Projetos de aprendizagem- Lea Fagundes, Rosane Aragon e Crediné Menezes
As implicações significantes: categorias para a análise de mapas conceituais - Ítalo Modesto Dutra


Comentários