Síntese da meta 5
Relatório
final dos PAs grupo 3
Chegamos
ao final de nossa caminhada do semestre e com ela encerramos também nossas
vivências nos PAs. Os desafios foram inúmeros, mas sabemos que na mesma
proporção o crescimento obtido por todas nós.
Trabalhar tantas possibilidades foi bastante difícil no
ponto de vista das trocas no nosso grupo, mas, tentamos realizar a interligação
nos temas na medida do possível.
Nossos projetos foram desenvolvidos com as turmas das
respectivas participantes do grupo, onde cada professora desenvolveu seu
próprio projeto de acordo com o planejamento da escola, acreditamos que
obtivemos grande sucesso no desenvolver dessa atividade, pois o aprendizado de
nossos alunos foi muito rico, através de pesquisas, saídas de campos, material
didático, até mesmo com a ajuda de seus familiares buscamos o conhecimento.
Conseguimos incentiva-los a participar, trazendo suas duvidas e
certezas, (evidenciadas através dos quadros de dúvidas e certezas) buscando
através do levantamento de materiais, do planejamento, da mobilização das
turmas, sanadas dificuldades encontradas.
O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
Nossas
práticas pedagógicas, levaram em consideração a relação da criança
com a escola, a idade delas, a realidade de cada comunidade escolar,
interagindo com a família, com a sociedade , adquirindo saberes, desde
educação infantil, criando estratégias para o aprendizado coletivo
seguimos no desenvolvimento dos projetos .
Assim planejamos cada projeto, dando as crianças oportunidades de realizarem as atividades
propostas com recursos disponíveis e individuais, dispostos no
ambiente escolar, e em casa, surgindo ai a construção dos mapas execução
dos conceituais para a projetos.
Os mapas conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito importante, permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações, a partir de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações , organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
Os mapas conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito importante, permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações, a partir de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações , organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
O desenvolvimento das metas não seguiu sempre o planejamento
inicial tendo sempre em cada passo um novo seguimento.
As crianças pequenas possuíam algumas ideias iniciais sobre
o tema hortas e robôs, mas com o desenvolvimento dos trabalhos e a
inviabilidade do desenvolvimento da pesquisa sobre os Robôs não foi possível
dar este seguimento na pesquisa, porém outros temas surgiram.
Uma das crianças ao longo das discussões em sala de aula
questionava o abacaxi é do chão ou da árvore? A partir dessa discussão a
pesquisa nos grupos tomou outro rumo especificando três temas para a pesquisa:
“Comendo frutas do pé, você sabe qual é?”, “ Do chão também nascem frutas.
Vamos descobrir quais são?” Da horta para o prato: alimentação orgânica na
escola é possível.”
Os alunos desta faixa etária ainda não possuem autonomia
para realizarem sozinhos, uma pesquisa de grupos, com a profundidade
bibliográfica que exigiria, então oferecemos momentos de pesquisa nas aulas de
informática, ou com a parceria das famílias ao trazerem materiais e recortes
sobre os temas.
As turmas de ambas as escolas produziram materiais finais
em seus níveis de apresentação: os bebês com as almofadas e os alunos maiores
com a plantação de hortas e a participação na feira de iniciação científica.
A participação dos projetos de aprendizagem traz ao estudante
uma apropriação ao que está sendo estudado diferente do que se o conteúdo
viesse em uma linha vertical professor x aluno.
“O professor deve deixar o papel de “transmissor
de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa
a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas
podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial
e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o
educador espanhol Fernando Hernández.”
Observamos que poderíamos dar ainda
continuidade aos estudos visto que, alguns itens colocados no plano de ação não
foram aplicados a tempo. Precisaríamos ter mais tempo para complementar e
aprofundar os estudos.
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