Síntese da meta 5

Relatório final dos PAs grupo 3

           Chegamos ao final de nossa caminhada do semestre e com ela encerramos também nossas vivências nos PAs. Os desafios foram inúmeros, mas sabemos que na mesma proporção o crescimento obtido por todas nós.
Trabalhar tantas possibilidades foi bastante difícil no ponto de vista das trocas no nosso grupo, mas, tentamos realizar a interligação nos temas na medida do possível.
Nossos projetos foram desenvolvidos com as turmas das respectivas participantes do grupo, onde cada professora desenvolveu seu próprio projeto de acordo com o planejamento da escola, acreditamos que obtivemos grande sucesso no desenvolver dessa atividade, pois o aprendizado de nossos alunos foi muito rico, através de pesquisas, saídas de campos, material didático, até mesmo com a ajuda de seus familiares buscamos o conhecimento.
            Conseguimos incentiva-los a participar, trazendo suas duvidas e certezas, (evidenciadas através dos quadros de dúvidas e certezas) buscando através do levantamento de materiais, do planejamento, da mobilização das turmas, sanadas dificuldades encontradas.
             O processo de planejamento e organização das práticas pedagógica foi feito de uma maneira, onde cada uma de nós deu prioridade a curiosidades das crianças, ressaltando que prevaleceu a o interesse das turmas em relação ao assunto desenvolvido.
         Nossas práticas pedagógicas, levaram em consideração  a relação da criança com a escola, a idade delas,  a realidade de cada comunidade escolar, interagindo com a família, com a sociedade , adquirindo saberes,  desde educação infantil,  criando estratégias para o aprendizado coletivo seguimos no desenvolvimento dos projetos .
          Assim  planejamos cada projeto, dando as crianças  oportunidades de realizarem as atividades propostas com  recursos disponíveis  e individuais, dispostos no ambiente escolar,  e em casa, surgindo ai a construção dos mapas execução dos conceituais para a projetos.
         Os  mapas  conceituais foram o principio de tudo, a importância dessa ferramenta para o andamento e organização do projeto, foi muito  importante,  permitindo ao nossos alunos a compreensão das investigações,  a partir  de um tema escolhido, suas ideias e questionamentos surgindo como um grande desafio a ser vencido, nossos mapas conceituais ajudando no planejamento dessas ações ,  organizações e debates, fazendo com que possamos compreender cada estagio destes PAs, na certeza de alcançarmos nossos objetivos.
O desenvolvimento das metas não seguiu sempre o planejamento inicial tendo sempre em cada passo um novo seguimento.
As crianças pequenas possuíam algumas ideias iniciais sobre o tema hortas e robôs, mas com o desenvolvimento dos trabalhos e a inviabilidade do desenvolvimento da pesquisa sobre os Robôs não foi possível dar este seguimento na pesquisa, porém outros temas surgiram.
Uma das crianças ao longo das discussões em sala de aula questionava o abacaxi é do chão ou da árvore? A partir dessa discussão a pesquisa nos grupos tomou outro rumo especificando três temas para a pesquisa: “Comendo frutas do pé, você sabe qual é?”, “ Do chão também nascem frutas. Vamos descobrir quais são?” Da horta para o prato: alimentação orgânica na escola é possível.”

Os alunos desta faixa etária ainda não possuem autonomia para realizarem sozinhos, uma pesquisa de grupos, com a profundidade bibliográfica que exigiria, então oferecemos momentos de pesquisa nas aulas de informática, ou com a parceria das famílias ao trazerem materiais e recortes sobre os temas.
As turmas de ambas as escolas produziram materiais finais em seus níveis de apresentação: os bebês com as almofadas e os alunos maiores com a plantação de hortas e a participação na feira de iniciação científica.
A participação dos projetos de aprendizagem traz ao estudante uma apropriação ao que está sendo estudado diferente do que se o conteúdo viesse em uma linha vertical professor x aluno.
“O professor deve deixar o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar em um pesquisador e o aluno por sua vez passa a ser o sujeito do processo ensino aprendizagem. Em um projeto “todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz o educador espanhol Fernando Hernández.”


Observamos que poderíamos dar ainda continuidade aos estudos visto que, alguns itens colocados no plano de ação não foram aplicados a tempo. Precisaríamos ter mais tempo para complementar e aprofundar os estudos.

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